paralelograma / geoplano / simetria

699 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO CLARETIANO
CURSO DE MATEMATICA – R2

TAISA CORRÊA

ATIVIDADE 6ª SEMANA

2013
TAISA CORRÊA

ATIVIDADE 6ª SEMANA

Trabalho apresentado na disciplina de Ensino de Geometria.

2013
1) De acordo com Fischbein (1993), alguns erros cometidos pelos alunos no seu raciocínio geométrico podem ser explicados por um tipo de ruptura entre o aspecto conceitual e o figural. A estrutura figural pode dominar a dinâmica do raciocínio em vez de ser controlada pelas restrições formais e conceituais correspondentes. Nesse sentido, podemos afirmar que um retângulo e um quadrado são paralelogramos?
Justifique sua resposta.

Tendo como conceito que o paralelogramo é um quadrilátero cujos lados opostos são congruentes e paralelos dois a dois podemos deduzir que o retângulo e o quadrado são paralelogramos.
Segundo Fischbein o erros cometidos pelos alunos são devido ao fato da falta de fusão entre os aspectos conceitual e figural. Os alunos tendem a ter a forma visual e figural acima da conceitual, por isso ocorre muitos erros, o certo é que a forma conceitual domine e oriente sobre a forma figural.
No caso especifico do paralelogramo, consideramos o quadrado e o retângulo como fazendo parte desse grupo, uma vez que a forma conceitual deles correspondem, em se tratando da forma figural podemos demonstrar:

Ressalta-se que para calcular a área de um paralelogramo precisa multiplicar a base pela altura, o mesmo utilizado para calcular a área do retângulo e do quadrado, sendo mais uma evidencia de que essas duas formas são paralelogramos.

2) Vimos que o geoplano é um material didático, que pode receber várias aplicações em diferentes níveis de desenvolvimento geométrico dos alunos. Vimos, também, que alguns conteúdos e conceitos geométricos podem ser explorados com a sua utilização.
Nesse sentido,

Relacionados

  • A utilização dos materiais didáticos na aula de Matemática
    48493 palavras | 194 páginas