Paralelo o poema “o homem, as viagens” de e o humanilza sus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01- Para começar no primeiro parágrafo faça um resumo dos dois textos, nos próximos parágrafos fale sobre o poema , em seguida discorra sobre o “humaniza Sus” , somente na conclusão estabeleça um paralelo entre os dois textos .

O poema “O homem, as viagens” de Drummond descreve a necessidade que o homem tem em viajar (adentrar )pelo seu interior em sua alma . O homem é um ser social enecessita da convivência humana que

depende da sua capacidade de dialogar, experimentar e solidarizar, assim também funciona a política pública “Humaniza Sus” que estabelece trocas solidárias que fazem com que a saúde melhore, através da construção de um novo sujeito ( um homem com ações humanizadoras).

O poema começa falando da dificuldade do homem em enxergar a si mesmo, os seus defeitos, assuas qualidades, saber o que deve ou não fazer. O homem contemporâneo está virando uma “coisa” e por isso está se tornando angustiado. A era moderna produz uma frustração pelo egoísmo, por causa da expansão (viagens e tecnologia ) , apropriação ( tudo é seu ). O poema é uma critica a este homem fragmentado que só pensa em si. O homem é lobo do homem, é um ser destrutivo, está usando o conhecimentopara eliminar outros a quem considera diferente (preconceito) O ser humano tem medo de experimentar , ajudar, de se humanizar, de conviver ( o autor separou con-viver para justificar a separação do homem).

A politica pública “humaniza SUS” apresenta informações importantes para a implantação de um processo de humanização dos serviços de saúde, tem como princípios fundamentais o respeito àsespecificidades de cada instituição, estimula a cooperação entre as mesmas pela troca de experiências produzidas, que visam a qualificação do serviço público de saúde, portanto tem caráter humanizador e estimula a comunicação , o respeito e a solidariedade

Essa ação política é relevante porque vivemos numa sociedade tecnológica, que tem pontos positivos, mas ao mesmo tempo, estamos nosdespersonalizando, a tendência é que nos tornemos frios e calculistas, este é preço da objetividade imposta pela ciência, todos os atos são técnicos. A saúde virou preenchimento de fichas e exames técnicos , aonde foi o ser humano?

Parar com esta desumanização na saúde exige algumas ações como ouvir o paciente, escutar as suas informações (lado humano), parar de tratá-lo como simples objeto. A tecnologiacientífica traz benefícios enormes, mas se não houver relacionamento respeitoso entre profissionais da saúde e usuários, ela será apenas mais um instrumento e trará prejuízo

Resumindo, a humanização é o foco central nos dois textos apresentados: no poema de Drummond existe a preocupação para que o homem descubra o ser humano dentro dele, uma viagem ao seu interior na busca de humanização; damesma forma, no texto “política publica humaniza SUS”, os fatos caminham para que o homem não continue a ser “coisificado”, isto, é não se torne uma “coisa” . O homem tem que se preocupar mais com o “ser” do que com o “ter”. Cuidando do outro, cuidamos do mundo

Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) foi formulada apartir da sistematização de experiências do chamado “SUS que dá certo”. Ela reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública.
O HumanizaSUS tem o objetivo de efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas deatenção e de gestão, assim como estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva.
Objetivos do HumanizaSUS
A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS tem como propósitos:

-...
tracking img