Paralelo entre “o que é revisão bibliográfica e estudo de caso”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1343 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Paralelo entre “o que é revisão bibliográfica e estudo de caso”

Revisão bibliográfica

A revisão bibliográfica, ou revisão da literatura, é análise crítica, meticulosa e ampla das publicações correntes em uma determinada área do conhecimento. De um modo geral, a revisão bibliográfica é realizada como parte inicial de um estudo científico, seja da graduação ou pós-graduação, sendo partefundamental em uma monografia, dissertação ou numa tese.
Na fase inicial da elaboração de um protocolo de investigação é necessário fazer a revisão bibliográfica do assunto com os seguintes objetivos:
- Saber se alguém já publicou as respostas às nossas questões, para decidir da pertinência de repetir uma investigação com objetivos idênticos;
- Saber quais os métodos utilizados em investigaçõessimilares, para decidir sobre o melhor método a utilizar;
- Quando pretendemos enveredar por um estudo de desenho experimental ou analítico, no qual pomos hipóteses sobre a associação entre variáveis, a revisão bibliográfica permite enquadrarmos o nosso estudo num modelo de causalidade e, assim, diferenciar quais serão as variáveis de exposição, de resposta e, sobretudo, as variáveisinterferentes. Estas variáveis interferentes (sejam elas de confusão ou apenas modificadoras do efeito) deverão ser identificadas logo no início do estudo através do que já é sabido sobre o assunto. Isto possibilitará desenhar adequadamente o estudo de forma a controlar estas variáveis, não deixando que as mesmas confundam os nossos.

 

A revisão bibliográfica, em primeiro lugar, deverá ser efetuada noslivros de texto e tratados, de forma a enquadrar o melhor possível o problema a investigar.

No entanto, quando queremos fazer investigação, é também obrigatório ler aquilo que há de mais atual sobre o assunto, e isto só se encontra em revistas periódicas ou através da consulta de teses de doutoramento em mestrados. A questão é saber onde estão os artigos que nos interessam no meio das dezenas demilhares que são publicados anualmente.

Para identificar estes artigos deverá fazer a pesquisa nas fontes secundárias (publicações que indexam a informação bibliográfica de milhares de artigos, por assunto, palavras-chave, autores, revistas, etc.). Atualmente, é muito comum fazer tais pesquisas em computador, embora ainda seja possível fazê-las em publicações de papel. Estas fontessecundárias, em muitos casos, incluem os resumos dos artigos, o que possibilita obter rapidamente uma ideia sobre os artigos que nos interessam.

Estudo de Caso

O Estudo de Caso é preferido quando, o tipo de questão de pesquisa é da forma “como” e por quê? Quando o controle que o investigador tem sobre os eventos é muito reduzido; ou quando o foco temporal está em fenômenos contemporâneos dentro docontexto de vida real.
O Estudo de Caso explanatório (causal) pode ser complementado por Estudo de Caso descritivo ou exploratório.
A necessidade de se utilizar a estratégia de pesquisa “Estudo de Caso” deve nascer do desejo de entender um fenômeno social complexo.

Geralmente, quando a pergunta de pesquisa é da forma “como?” ou “por quê?” As estratégias poderão ser: estudo de caso, pesquisahistórica ou experimental.
    Há maneiras de evidenciar a validade e a confiabilidade do estudo;
O que se procura generalizar são proposições teóricas (modelos) e não proposições sobre populações. Nesse sentido os Estudos de Casos Múltiplos e/ou as replicações de um Estudo de Caso com outras amostras podem indicar o grau de generalização de proposições.
Nem sempre é necessário recorrer atécnicas de coleta de dados que consomem tanto tempo. Além disso, a apresentação do documento não precisa ser uma enfadonha narrativa detalhada.
A essência de um Estudo de Caso, ou a tendência central de todos os tipos de Estudo de Caso é que eles tentam esclarecer “uma decisão ou um conjunto de decisões: por que elas foram tomadas”? Como elas foram implementadas? E, quais os resultados alcançados?...
tracking img