Paralelo entre o mito da caverna e o filme show de truman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estabelecer um “paralelo entre o mito da caverna e a “fabula” O Show de Trumam

1. O mito da caverna de Platão se trata de três prisioneiros que vivem na cavernae acreditam que as sombras que vêem projetadas dentro dela são a realidade. Os prisioneiros são enganados por um processo de ilusão que fazem eles tomarem o falso comoverdadeiro tonando- os completos ignorantes.
A ilha e um grande cenário de um mundo falso que também funciona como um cativeiro para o protagonista truman, que vivesua vida dentro dela sem saber que é um astro de reality show exibido em uma rede de televisão na qual a mídia projeta a ele (protagonista) uma realidade perfeita, paraque ele nunca sinta vontade de sair e explorar novas coisas fora dali
2. Os prisioneiros do mito da caverna estão algemados, as algemas representam os pré-conceitose pré-juízos das pessoas comuns. O pensamento não refletido do dia a dia do cotidiano.
O que prende Truman na ilha é a sua rotina, seu cotidiano e todas as estratégiaspensadas e aplicadas pelos responsáveis do reality show para torná-lo uma pessoa passiva e conformista.
3. Um dos prisioneiros da caverna se torna um sujeitoquestionador e a partir daí percorre um doloroso caminho para fora da caverna. Truman também começa a questionar o mundo a sua volta e a partir daí percorre também umdoloroso caminho para sair da ilha e conhecer o mundo real.

4. A única maneira de ver a verdade e por meio da filosofia que é o instrumento para a liberdade e ambosestão determinados e motivados em enxergar a luz que é a verdade e correr os riscos necessários para buscarem um novo caminho e o desejo de saber o além do que conhecem.
tracking img