Paralelo entre o filme “tempos modernos” e “a moderna gestão de pessoas”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Paralelo entre o filme “Tempos Modernos” e “A Moderna Gestão de Pessoas”
O filme “Tempos Modernos” retrata uma sátira ao processo de gestão organizacionaldaquela época, que se passa na fábrica onde Charlie Chaplin trabalhava, onde os funcionários trabalhavam arduamente e sem direitos previamente estabelecidos. Devidoaos abusos, os mesmos aderiam a greves e reivindicações ate adquirirem melhores condições de trabalho. O setor de RH daquela época era encarado como um “capataz”que fazia com que a produção das fabricas trabalhassem sob pressão física e psicológica.
Nos dias de hoje não há muita mudança em relação a produzir o máximo quepuder sem ter tempo para refletir se aquela forma é a correta, porém a função do RH agora é trazer o trabalhador cada vez mais para o lado da empresa,transformando-lhes em “colaboradores” ao invés de reles funcionários.
Não se pode negar que o tratamento para com eles (funcionários) mudou muito, com as novas tecnologias,globalização e conhecimento, muitas empresas estão trazendo a gestão de pessoas para um contexto de humanização e motivação para um melhor resultado da empresa.Porém a grande maioria ainda intimida o funcionário mostra que ele é o lado mais fraco e que tem que dançar conforme a música que a empresa toca e pronto. Issotudo ocorre ao mesmo tempo em que a empresa diz que esta se modificando se humanizando mais e tentando valorizar seu “colaborador”.
O que podemos concluir é que ascoisas mudam ao passo de tartaruga, pois já estamos em 2013 o filme de Chaplin se passa em 1929 após a crise e praticamente os cenários ainda são quase os mesmos.
tracking img