Paralelo entre as cidades de paris e nova york

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paralelo entre as cidades de Paris e Nova York:

Paris

-Surgimento
A região já era habitada desde a pré-história e somente ganhou destaque após a queda do império romano. Na idade média, época do feudalismo, devido à sua localização em um lugar fértil e no meio de rotas comerciais se tornou na época a mais rica e populosa cidade europeia.

-Características físicas
Paris é comparado a um”funil”, pois seu centro é localizado em um lugar de baixa altitude, esta que vai aumentando à medida que se afasta do meio da cidade e se aproxima das colinas que contornam a cidade. Tem um clima temperado com invernos suaves e verões frescos.

-Grandes problemas
A medida que Paris foi crescendo e expandindo seu território, as montanhas que contornam a cidade foram um entrave pois impedia ummaior crescimento; a água que advinha do rio Sena começou a não ser mais o suficiente para satisfazer toda a população, fazendo-se necessário grandes intervenções da engenharia, além disso, a poluição também passou a ser outro problema; as pequenas ruelas na cidade impedia uma maior locomoção além de ser ruim para estratégias de guerra.

-Interventores/Principais intervenções
Felipe II, visandodefender a cidade construiu muralhas no entorno da mesma, as pedras utilizadas para a construção são do interior da cidade e até hoje podem ser vistas em certos locais de Paris; Napoleão Bonaparte, revolucionou a educação, investiu em industrias e expansão das ruas da cidade; Napoleão IV construiu estações de tratamento do esgoto.

-Infra-estrutura hoje
Apesar de não poder crescer muito paraos lados e nem para cima, devido ao terreno frágil da cidade, Paris ainda sim dispõe de uma das mais modernas infra estruturas do mundo.

-Modelo Urbanístico
A maioria dos soberanos franceses desde a Idade Média se empenharam em deixar sua marca sobre uma cidade que não fora jamais destruída como foram Londres (pelo grande incêndio de 1666) e Lisboa (pelo terremoto de 1755). Paris soube elaborarum estilo homogêneo, no qual marcas do passado remoto no traçado de certas ruas convivem lado a lado com uma infraestrutura moderna.

A atual organização da cidade muito deve às obras de Haussmann, durante o Segundo Império. Foi ele quem abriu a maioria das vias de maior circulação hoje em dia (Boulevard Saint-Germain, Boulevard de Sébastopol etc.). Costuma-se associar Paris ao alinhamento deimóveis de mesma altura ao longo de avenidas ladeadas de árvores, às fachadas ritmadas pelos ornamentos do segundo andar e pelos balcões contíguos do quinto andar. O centro de Paris se distingue dos centros de muitas grandes cidades ocidentais por sua alta densidade populacional.[99]

Existem desde muito tempo atrás regras estritas de urbanismo, em particular, limites à altura dos imóveis.Atualmente, novos prédios com mais de 37 metros não são autorizados senão sob título excepcional. Em numerosos bairros, o limite de altura é ainda mais estrito.[100] A Torre Montparnasse (210 metros) era desde 1973 o mais alto imóvel de Paris e mesmo da França, mas a situação mudou a partir de 2009, com arranha-céus a se multiplicar no bairro de La Défense: a Tour AXA foi renovada e atingiu 231 metrosde altura, mas será ultrapassada pela Tour Phare, cuja previsão é de 300 metros, assim como pela Tour Signal (301 metros) e pela Tour Generali, que deve culminar a 318 metros e se tornar o imóvel mais alto da Europa ocidental, antes de ser ultrapassada por sua vez por dois outros imóveis do mesmo bairro pertencentes ao projeto Hermitage Plaza (323 metros).

Nova York

-Surgimento
Nova York aprincípio, Nova Amsterdã, era uma colônia holandesa que utilizava o local como posto de comércio, isso até 1664, quando a Inglaterra tomou o controle do local colocando o nome atual.

-Características físicas
Nova York em sua totalidade é localizada em uma ilha (Manhattan), antes com um terreno irregular e com acesso ao continente apenas com embarcações. Com as interferências humanas, o local...
tracking img