Paraiso artificial, ideologia e mercadoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Por que o texto afirma: “As novelas da televisão criam um paraíso artificial que a realidade nega”?
R: As novelas da televisão criam um paraíso artificial que a realidade nega, pois a culturabrasileira cria sobre a sociedade a necessidade de assistir a novela; criando a ideologia de um paraíso artificial, algo que não acontece na vida real. Logo, para conseguir audiência, elas mostram o quea população quer ver, e que muitas vezes não mostra a verdadeira realidade.

Cena da novela Páginas da vida

Cena da novela Tititi

2- Relacione ideologia e mercadoria
R: Ideologia seria o“ideal de felicidade”, ou seja, um conjunto de ideias muito bem elaborado.
Mercadoria seria tudo aquilo produzido como excedente
Logo, se vem a ideologia criada pela burguesia, a qual é imposta a classeinferior a acreditar em tal conjunto de ideias.
Como exemplo disto, se tem a politica. A politica é um conjunto de ideias criadas e muito bem elaboradas pela classe dominante, as quais alienadas aclasse inferior, fazem acreditar que tais ideias são verdades absolutas.

3- O que fetichismo da mercadoria?
R: Fetichismo A palavra fetiche tem a mesma raiz de feitiço, que do ponto de vistamístico e religioso significa um artefato com forças estranhas capaz de exercer poder sobre os crentes e adoradores.
Portanto, fetichismo da mercadoria, seria o feitiço imposto pela classe dominante(detentores do capital), a qual esconde o trabalho de exploração, produzindo aquilo que é desejado.
Temos como exemplo a confecção de celulares, tablets, e outros produtos eletrônicos. Quem vende talproduto, tenta criar um desejo de ter aquele produto, porem esconde como aquele produto foi produzido, como crianças sendo exploradas.

“Marx afirma que o fetichismo da mercadoria é algo intrínseco àprodução de mercadorias, já que na sociedade capitalista, o processo de produção se autonomiza com relação à vontade do ser humano. Tal autonomia desaparecerá apenas quando o ser humano controlar de...
tracking img