Parafrase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O poema épico a Divina Comédia, de Dante Alighiere, é adaptado para quadrinhos, por Seymour Chwast. Essa adaptação começa com Dante acordando em um vale sombrio, quando avista um pequeno monte edecide escalá-lo. Entretanto, o poeta Virgílio o alerta que antes de subir, Dante precisa passar pelo Inferno, pelo Purgatório e pelo Céu.
Os dois começam indo ao Inferno, o qual é dividido em 9círculos: o limbo, o dos luxuriosos, dos gulosos, dos avarentos e perdulários, os iracundos, os epicuristas e hereges, os violentos, os fraudulentos e, por último, os traidores. Dante e Virgílio passamprimeiro pelo anteinferno, onde existem almas que nãos capazes de fazer escolhas morais sendo castigadas, e depois por esses círculos, vendo os castigos aplicados nas almas pecadoras, como chafurdar nalama, deitar sobre areia quente sob uma chuva de brasas, etc. No final, chegam em Lúcifer pelo qual saem do Inferno e vão para o Purgatório, que é dividido em sete cornijas.
Começam a escalar oantepurgatório, dividido em dois terraços: o primeiro dos excomungados, e o segundo dos impenitentes, indolentes e negligentes. Então, encontram-se no portão do Purgatório, onde um anjo desenha sete “Ps” natesta de Dante, cada qual significando um pecado que deve ser lavado. A primeira cornija é a dos orgulhos, seguida pelos invejoso, depois iracundos, preguiçosos, avarentos, gulosos e luxuriosos Quandochegam ao final, já não há mais nenhum “P” na testa de Dante, que foi purificado e não precisa mais de Virgílio.
Então, Dante vai para o paraíso terrestre, onde encontra seu grande amor, Beatriz.Passam pela esfera do fogo e vão ao céu da lua. Logo, ascendem ao céu de mercúrio. Seguem para o céu de Vênus, do Sol, de Marte, de Júpiter e de Saturno, até chegarem no oitavo céu, o das estrelas.Nesse, São Pedro testa a fé de Dante e São João faz perguntas sobre o amor. Então, ele e Beatriz vão ao nono céu, o primum mobile. O poeta contempla diretamente o que Deus vê, sendo devolvido a sua...
tracking img