Paradigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação José Augusto Vieira (FJAV)
Aluno: Italo de Souza Santos
Disciplina: Linguagens de Programação Ano: 2011.1
Professor: Carlos Augusto de S. Almeida

Paradigma Imperativo
versus
Paradigma Declarativo

Introdução

Paradigma é a representação de um padrão que vai ser seguido, é um conhecimento que origina um estudo de um campo cientifico.

No Paradigma Imperativo é baseadono modo do funcionamento do computador, tem sua execução sequencial feita através de comandos e no armazenamento de dados que podem ser alterados. Entre ele existe o Paradigma Estruturado, Orientado a Objetos, Concorrente.

O Paradigma Declarativo possui um método muito preciso na descrição de um problema, sem se preocupar com qual linguagem vai ser usada para poder resolvê-lo. Existe também oParadigma Funcional e Lógico.

Paradigma Imperativo (PI)

O Paradigma Imperativo foi o primeiro que surgiu na história dos computadores, foi através da Linguagem de Programação Fortran que ele surgiu, e até hoje é um dos mais utilizados.

Foi o paradigma que sofreu mais alterações pois ele era feito de forma não estruturada, mas com o passar do tempo foi necessário fazer umaestruturação que foi feito pelo o criador da linguagem Pascal. Consiste na criação de sistemas feitos através de comandos ou instruções imperativas, e possui como linguagens representantes Fortran e Cobol.

É baseado pelo conceito de comandos e atualizações de variáveis. Já que os programas são feitos para modelar processos e objetos do mundo real, e os objetos possuem estados que podem variar com o tempo,as variáveis modelam esses objetos.

Classifica pela linguagem estruturada que são as linguagens que incorporam os blocos de estrutura dos tipos de decisão e repetição. E pela linguagem não estruturada que não é permitido os blocos de estrutura.

2.1. Estruturado

O paradigma estruturado recomenda que todos os programas possíveis podem ser reduzido para apenas três estruturas: sequencia,decisão e iteração. A Programação estruturada orienta aos programadores que criem estruturas simples em seus programas usando as funções e a subrotinas.

Ela surgiu depois da orientada a objetos, e mesmo assim é mais marcante pois quase todas as pessoas aprendem programação através dela. As Linguagens que são utilizadas são a Cobol, C, Pascal, Basic. Uma das vantagens é que o problema pode serquebrado e surgir novos subproblemas, porque ela tem boa legibilidade e boa compreensão da estrutura, e com isso motivam os programadores a iniciarem com ela. Mas existe desvantagens e uma delas é que os dados são separados das funções.

2.2. Orientada a Objetos

É um paradigma que mais acontece nos problemas atuais. As linguagens que são orientadas a objetos são feitas para implementardiretamente a abordagem de Orientação a objetos na soluções de problemas. Ela tem uma grande vantagem diante da outras que é o reuso de código, organização lógica dos programas e estruturação do código produzido.

2.3. Concorrente

É um paradigma de programação para a construção de softwares para computador que usam a execução concorrente de varias tarefas computacional interativas, que podem serimplementadas como programas separados. Sua vantagem é o aumento do desempenho, porque aumenta a quantidade de tarefas que estão sendo executadas em um determinado período de tempo, e possibilita uma melhor modelagem dos programas.

3. Paradigma Declarativo (PD)

O paradigma declarativo é onde o programador declara o que é resolver um problema e não como o resolve-lo.

Seu principal objetivo émelhorar o tempo despendido na geração de um programa, assim vai aumentar a produtividade dos programadores já que é uma programação de alto nível. Utiliza a programação as Linguagens Pascal, C, Fortran, Clipper, entres outras.

A programação declarativa não é tão nova assim, existe pelo menos há 40 anos, e as linguagens já mais alcançaram níveis consideráveis de uso em aplicações reais, mas...
tracking img