Paradigmas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEONARDO AZEVEDO MARIANI

Brasília-DF
2012

Introdução:
O objetivo deste trabalho é analisar o conceito, uso e importância de paradigmas nos dias atuais e na história. E como foram importantespara o desenvolvimento da ciência, filosofia e diversas outras áreas.

O que é:
A palavra paradigma se origina do Grego (parádeigma) e significa, ao pé da letra, modelo. No entanto paradigma podeser entendido por um exemplo, um parâmetro, uma referencia ou ate mesmo um ideal. Algo correto a ser seguido. Isto é, ele representa os conteúdos de uma visão geral do mundo. Podemos dizer que umparadigma é a concepção geral, não necessariamente a melhor, de se ver determinada coisa, seja um fenômeno, um conjunto de ideias, um objeto. Ao ser aprovado, um paradigma serve como critério de validaçãoe reconhecimento nos meios onde é aceito.
Paradigma pode ser definido como uma matriz disciplinar que sustenta uma concepção de mundo em uma determinada época, no entanto paradigmas podem se tornarultrapassados e por isso se fala tanto em “quebrar paradigmas” o que, nem sempre, significa uma boa coisa. Um paradigma possui um modelo de racionalidade no qual se incluem todas as esferas, quercientíficas, filosóficas, teológicas, ou de senso comum.
Thomas Kuhn, físico e filósofo americano, revolucionou e popularizou o conceito de paradigma ao lançar seu livro, A Estrutura das RevoluçõesCientíficas, onde ele analisa os paradigmas científicos que vieram sendo passados com o tempo e a importância desses para o ingresso de novos membros na comunidade cientifica. No livro ele cita como oparadigma, quando correto, é benéfico para o avanço da ciência, pois dá uma base de onde partir para resolução de problemas. Saber sobre os paradigmas da ciência que pratica, permite ao cientista,transitar com liberdade entre eles, criticar uns e assumir outros, combater uns e defender outros e, inclusive, misturar elementos de diversos paradigmas.

O cientista Fritjof Capra prega que paradigmas...
tracking img