Paradigmas da inspecao escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
*RESOLUÇÃO nº 457, de 30 de setembro de 2009
Dispõe sobre a Inspeção Escolar na Educação Básica no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais.
O Presidente do Conselho Estadual de Educação de MinasGerais, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto no art. 206 da Constituição do Estado, na Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, no Parecer CEE nº 794/83, bem como no Relatórioreferente aos trabalhos elaborados pela Comissão instituída pela Portaria nº 07, de 26 de março de 2009,
Resolve:
Art. 1º - A presente Resolução aplica-se à Inspeção Escolar no âmbito da Educação Básica,no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais.
Art. 2º - O exercício da Inspeção Escolar no Sistema Estadual de Ensino constitui direito e dever do Estado.
Parágrafo único - É dever de toda acomunidade escolar conhecer e participar do processo de inspeção.
Art. 3º - A Inspeção é o processo pelo qual a administração do ensino assegura a comunicação entre os órgãos centrais, os regionais e asunidades de ensino, tendo em vista a melhoria da educação, mediante:
I - verificação e avaliação das instituições escolares, quanto à observância das normas legais e regulamentares a elas aplicáveis;II - monitoramento, correção e realimentação das ações dessas instituições;
III - registro dos referidos atos em relatórios circunstanciados e conclusivos.
Art. 4º - A Inspeção Escolar estrutura-seem nível central e regional e sua ação desenvolve-se em nível de unidade escolar.
Art. 5º - A Inspeção far-se-á em caráter regular ou especial, por inspetor ou equipe de inspetores, não vinculadosao estabelecimento, observado o critério de rodízio.
Art. 6º - Entende-se por inspeção regular a que se inclui, ordinariamente, no plano de trabalho do inspetor ou equipe de inspetores.
Parágrafoúnico - A inspeção regular deverá compreender, pelo menos, os seguintes aspectos:
I - conhecimento da situação do estabelecimento quanto a:
a) cursos em funcionamento, sua organização curricular e...
tracking img