Paradigmas da fenomenologia, positivismo e marxismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paradigma Principal categoria analítica Compreensão da sociedade e das relações sociais Papel na ciência Influências no Serviço Social brasileiro




Positivismo
Auguste Comte - O positivismo tem como fonte única de conhecimento e critério de verdade, a experiência, os fatos positivos, os dados sensíveis.
- O conhecimento se afirma numa verdade comprovada, sendo assim considerado o métodoexperimental o caminho para o pensamento científico, a verdade comprovada jamais é questionada.
- Estabelecimento de leis gerais.
- Explica a lei dos três Estados: O Estado teológico representa o ponto de partida da inteligência humana, o Estado metafísico é o Estado de transição entre o primeiro e o terceiro ou a modificação geral do primeiro, o terceiro é o último Estado, ou seja, é ocientifico ou positivo é o estágio maduro, fixo e definitivo da evolução racional da humanidade.
- Neutralidade cientifica. - A sociedade estaria passando por uma crise moral fruto da mudança do antigo sistema feudal para o capitalista e que precisaria de uma nova ciência positiva que chamou de Física Social.
(reforma intelectual da sociedade)
- Visão isolada dos fenômenos sociais: realidadeconsiderada como formada por partes isoladas.
- Para Comte, a sociologia procura estudar e compreender a sociedade, para organizá-la e reformá-la depois. Acreditava que os estudos das sociedades deveriam ser feitos com verdadeiro espírito científico e objetividade
- Defende a idéia de que tanto os fenômenos da natureza como os da sociedade são regidos por leis invariáveis. - Para Comte, existia anecessidade da criação de uma nova ciência “positiva” (a Física Social) que deveria estudar e compreender as relações sociais para intervir diretamente na ordem social.
- A ciência positiva estabelece o lema: ver para prever, ciência daí previdência, previdência daí ação. Neste caso, o conhecimento científico possibilitaria não só a mudança da realidade, mas também a possibilidade do domínio do homemsobre a natureza. - Essas transformações, proporcionadas pelo conhecimento cientifico tem como objetivo o progresso.
Estabelece uma relação estreita entre ciência e técnica- ampliação da técnica para o campo da política e da moral.
- O papel da ciência era limitado à procura das leis e das relações constantes que existem entre os fenômenos.
Apresentou uma classificação das ciências, onde essas sediferem em abstratas e concretas; sendo, segundo ele, próprio da inteligência humana o desenrolar a partir das mais simples e abstratas para as mais complexas e concretas. -Inicialmente a prática do serviço social foi orientada pela influência conservadora da moral religiosa, pelas tendências teóricas inspiradas em traços do positivismo-funcionalismo.
- Nos anos 40 e 50 o Serviço Socialbrasileiro com influencia do positivismo tem ênfase na idéia de ajustamento e de ajuda psico-social. Neste período há o início das práticas de Organização e Desenvolvimento de Comunidade, além do desenvolvimento das peculiares abordagens individuais e grupais.
- Da década de 1960 a 1980 a profissão passa por três distintos momentos (Netto, 1996) de reflexão teórico-metodológico, denominadosreconceituação: Araxá (1967), Teresópolis (1970) esse momento é chamado de uma tendência modernizadora, com forte influência positivista.







Fenomenologia
Max Weber - Sociologia compreensiva, que não deveria explicar fenômenos e sim compreendê-los, visto qe a sociedade não estaria submetida a leis imutáveis mas seria constituída pela continua ação social dos indivíduos.
- Os tipos ideais seriamconstruções teóricas que auxiliariam o cientista social no processo de compreensão dos sentidos da ação social.
- Ação Social é um comportamento humano no qual os indivíduos se relacionam de maneira subjetiva, cujo sentido é determinado pelo comportamento alheio. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui à sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona...
tracking img