Paradigmas administrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paradigmas administrativos – Modelos antigos e atuais















Ação Social Nossa Senhora de Fátima
São Paulo - 2009
Agradecimentos

É tão gratificante olhar para este TCC. O nosso TCC! E ver o que passamos juntos no decorrer desse ano. Perceber que cada hora de dedicação, cada noite de sono perdida e cada dia corrido que se passou, realmente valeram a pena.
Cada dia deconvivência foi um aprendizado. Aprendemos a entender as dificuldades de cada um e não sermos egoístas, a ponto de adquirir a capacidade de agir em conjunto e a pensar como um só. Agradecemos uns aos outros por cada momento, cada conversa, cada experiência. Cada membro da equipe fez a diferença de alguma forma e com certeza, tudo o que vivemos, serão lembranças que ficarão para sempre na memória.Agradecemos muito a Deus, que iluminou e zelou por nossa equipe e aos nossos pais e familiares. Afinal, foram a base para nós. Foram e são o nosso porto seguro e desde sempre desejaram e contribuíram para o nosso melhor.
Somos muito gratos também aos professores Gil e Eduardo “Feliz”, pelos quais sentimos um enorme carinho. Nos acudiram nas horas que mais precisamos, e sem eles, nada teria sidoa mesma coisa.
O corpo docente da Ação Social Nossa Senhora de Fátima foi de suma importância para nós. Cada professor nos passou ensinamentos valiosos, um conhecimento que não tem preço. Agradecemos muito por esse conhecimento que vai muito além de Gestão Administrativa, Contabilidade, Direito e Legislação...Um conhecimento que levaremos para a vida. Nos ensinaram a ser fortes e a não temer ospequenos e nem os grandes obstáculos. Que mesmo o mundo sendo grande demais, não devemos ter medo em conquistá-lo. Mas para tanto, devemos escolher o melhor caminho, aquele que é o certo e assim, construir, degrau a degrau, a escada do nosso sucesso.
Obrigado, do fundo do coração, a todos aqueles verdadeiros amigos que nos compreenderam, colaboraram e nos apoiaram nessa etapa da vida: BrunoPereira, Eduardo Peres, Isadora Gonçalves, Mariana Pires, Marianne Bufalo, Rebeka Giovanna, Susan Ristau e Tatiane Arnaldi.
Queremos fazer um agradecimento, em especial, ao nosso professor orientador Amauri, pela paciência que teve com a equipe, pelos puxões de orelha, pela atenção e carinho e pela honra de nos ajudar a escolher os caminhos certos.
E por último, um agradecimento geral, a todos aquelesque nos ajudaram a quebrar paradigmas!
Obrigado!































Epígrafe
Sumário
Lista de quadrosLista de AnexosIntrodução 5
Lista de AnexosIntrodução 6
Introdução 7
1- Filósofos 8
2- Paradigmas 9
3- Antigos Paradigmas da Administração 13
4- Quebrando Paradigmas 15
5- Pioneiros dos Paradigmas 16
5.1- Características de um Pioneiro 176- Os Novos Paradigmas da Administração 18
7- Administração 19
8- Revolução Industrial 21
9- Frederick Winslow Taylor 23
10- Henry Fayol 25
11- Henry Ford – Fordismo 28
11.1- Os Princípios de Ford 30
11.2- Características do Fordismo 31
11.3- Fordlândia 31
12- Emti Chavanmco – Volvismo 32
13- Elton Mayo 35
14- Toyotismo 37
Conclusão 40
Bibliografia 41
Lista de quadros
Listade Anexos
Introdução

Paradigmas Administrativos. Antes de começarmos a falar deste tema, é bom lembrar que os paradigmas são impostos desde as épocas de Platão e de Aristóteles, os filósofos, que foram os primeiros a questionar os modelos que seguiam naquela sociedade.
Os paradigmas são padrões, moldes, uma linha de raciocínio. Quando uma determinada atitude é seguida por mais de uma pessoa,se torna um paradigma. Antigamente, o termo paradigma era utilizado de forma corriqueira; hoje, é um termo usado para indicar inovação e mudança. Estão presentes na nossa vida pessoal, e profissional. Podem ser impostos tanto por nós mesmos, como por pessoas de fora. Seguimos paradigmas na intenção de obter resultados para nossos esforços. Mas quando esses modelos começam a ser impotentes, não...
tracking img