PARADIGMA EMERGENTE E O FILME DOZE HOMENS E UMA SETENÇA

803 palavras 4 páginas
1. Faça uma dissertação, estabelecendo relações entre o texto de Edgar Morin (necessidade do pensamento complexo) e o filme doze homens e uma sentença?
Notamos que a maioria dos jurados representam o pensamento linear, e que, o comportamento do protagonista do filme tem fundamentos no pensamento complexo.
“ O pensamento complexo busca a compreensão da totalidade, sem ignorar as sutilezas, relações, movimentos e originalidades que o todo do fenômeno comporta. ”
Ele vai contra a decisão já pre-formulada dos demais, propondo um debate sobre os acontecimentos, para fazer uma reconstrução do homicídio com uma outra visão, esta que não é aceita de primeiro momento.
Os princípios da complexidade também são notáveis, o principal deles que estar presente na maioria das cenas, é princípio sistêmico ou organizacional “que une o conhecimento das partes com o conhecimento do todo”, apresentando também o “princípio do ciclo retroativo”, com o feedback, esse que faz com que aos poucos dez dos jurados percebam que não tem mais uma verdade absoluta e compreendam a ideia da oposição do protagonista, que eles podem nunca descobrir o que realmente aconteceu, percebendo também que não estavam mais incluídos no paradigma inicial, pois começaram a argumentar, opinar, refletir, acompanhando o protagonista buscando e chegando em uma resposta juntos.

2. Cite e comente com base no texto Edgar Morin, duas cenas do filme que indique a construção do pensamento complexo.
O jurado número 8 se opõe na votação onde todos alegam que o réu é culpado e propõe um debate sobre os fatos. O comportamento dele pode ser considerado embasado no que Marcel Mauss afirmou: “torna-se necessário recompor o todo”. Ele vai utilizar do pensamento complexo de um dos propósitos do pensamento que é reunindo, contextualizando, globalizando e ressaltando as dúvidas. Acredito que essa parte está claro o princípio sistêmico ou organizacional, onde é impossível conhecer o todo sem conhecer suas partes, ou

Relacionados

  • Afranio De Carvalho Registro De Imoveis Completo
    209443 palavras | 838 páginas