Parada respiratoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Obstrução e parada respiratória
Conceito:
Denomina-se parada respiratória a ausência de fluxo de ar nos pulmões, em que os esforços respiratórios estão ausentes por mais de dez segundos, ou seja,não há movimentos respiratórios por depressão do mecanismo de inspiração e expiração, seja pelo colapso dos pulmões, paralisia do diafragma ou ainda como fenômeno secundário a uma parada cardíaca.Etiologia
A parada respiratória pode resultar de obstrução de vias aéreas (corpo estranho, anafilaxia, etc), quase afogamento, acidente vascular encefálico, inalação de fumaça, overdose de drogas, choqueelétrico ou trauma físico.



Estruturas anatômicas envolvidas
De um ponto de vista anatômico, o aparelho respiratório é, normalmente divido emduas zonas: as vias aéreas e os pulmões.
As vias aéreas são constituídas pelas fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia e toda a árvore brônquica.

Os pulmões são dois órgãos em formade cone que enchem os espaços pleurais, estendendo-se do diafragma até um pouco acima da clavícula. Os pulmões são cobertos pela pleura que é uma membrana lisa que permite que os pulmões movam-sesuavemente durante cada movimento respiratório. Entre as duas membranas pleurais existentes forma um espaço potencial conhecido como espaço pleural. Nesse espaço há alguns mililitros de líquido seroso quefacilita a aderência da superfície pleural e permite que estas deslizem uma sobre a outra sem fricção, durante a inspiração e expiração.

EstatísticasSinais e sintomas

Sinais: Inconsciência, lábios, língua e unhas azuladas (cianose); ausência de movimentos do peito (movimentos respiratórios).
Sintomas: incapacidade de falar, tosse fraca eineficaz, cianose e sons inspiratórios agudos ou ausentes. A perda repentina do nível de consciência.

Primeiros socorros
Como agir:
- Chame imediatamente o serviço médico de...
tracking img