Parada cardiorespiratória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Parada cardiorrespiratória (emergência)
É a cessação da circulação e a respiração e é reconhecida pela ausência de batimentos cardíacos e da respiração, em um paciente inconsciente representa uma emergência médica extrema, cujoos resultados serão a lesão cerebral e irreversível e a morte se as medidas adequadas para restabelecer o fluxo sanguíneo e a respiração não forem tomadas
Sinais deuma parada cardiorrespiratória:
Apnéia
Inconscincia
Ausência do pulso femural ou carotídeo
Pele fria
Extremidade cianótica
Midríase
TRATAMENTO
Ressuscitação cardiopulmonar (RCP).Consiste na respiração artificial ou boca a boca com compressões externas sobre o peito. “Cardio” refere-se ao coração e o “pulmonar” ao pulmão, a aplicação imediata e eficiente da ressuscitação cardiopulmonarauxilia a manter as funções básicas da vida até chegar ao local de atendimento profissional de suporte de ação avançada
1 - Reconhecer sinais de ataque cardíaco
2- chamar o resgate ou SAMU
Obs. O tempo é essencial.
4 min. A lesão é improvável
6 min. A lesão é possível
10 min. A lesão é provável
Se o socorrista estiver sozinho, deverá iniciar a reanimação fazendo duas respirações boca aboca e em seguida 15 massagens cardíacas.
Se estiver entre dois socorristas fazer uma respiração artificial e 5 compressões cardíacas, e assim sucessivamente até a ressuscitação ou a chegada do socorro médico.
Após a reanimação, procure acalmar a vítima, agasalhe-a e a deixe-a deitada. Continue a observar sua respiração e batimentos cardíacos, mesmo quando ela estiver sendo transportada para opronto socorro.

PARADA RESPIRATÓRIA ( emergência)
È quando a pessoa para de respirar, isto é; para de sair ar pelas vias aéreas.
Causas:
Afogamento, estrangulamento, sufocação, aspiração excessiva de gazes venenosos ou vapores químico, soterramento, presença de corpos estranhos na garganta, choque elétrico, parada cardíaca, nos casos de mau- súbito que a língua pode obstruir as viasaéreas, etc.
Sinais e sintomas:
Inconsciência
Peito imóvel
Ausência de saída de ar pelas vias aéreas
Unhas azuladas
TRATAMENTO:
1- Descobrir o motivo porque a vítima não está respirando, se for um objeto deve ser retirado com o dedo, se não der, segure a vítima por trás, coloque os punhos acima do umbigo e abaixo das costelas, faça um movimento brusco para cima, comprimindo a parte superior doabdome. Esse movimento irá refletir nos pulmões e o objeto poderá ser expelido pela boca.
2- Se a vítima tiver vomitado, deve-se passar um pano para limpar a cavidade oral
3- Se a língua estiver obstruindo as vias aéreas, coloca a vítima de costa com a cabeça inclinada para trás, se a respiração não se restabelecer deve-se fazer a respiração artificial.
4- Se a vítima tiver sofrido traumatismocom suspeita de lesão na coluna cervical, não se pode forçar a cabeça para trás. Com esse movimento pode ocorrer uma lesão irreversível na medula.
5- Se houver suspeita de fratura cervical ( formigamento, paralisia ou perda de sensibilidade nos membros, dor espontânea ao apalpar a coluna, traumatismo graves acima das clavículas e inconsciência após trauma), para permitir melhor entrada de ar,traciona-se a mandíbula para frente sem dobrar o pescoço.
Fazer a respiração boca aboca ( consiste em soprar para dentro dos pulmões da vítima o ar que precisa)
Obs. É importante que a respiração se restabeleça rápida, o tempo é essencial.
Lembrando que: até 4 min. Lesão cerebral improvável, 6 min. Lesão cerebral possível e 10 min. A lesão cerebral possível


QUEIMADURA

É uma lesãocausada por calor, agentes químicos, correntes elétrica ou irradiação. São classificadas de acordo com a profundidade e extensão da lesão causada à pele.
Por calor classifica-se em 1º, 2º e 3º grau.
Sintomas, sinais e Tratamento:
Queimaduras de 1º grau: ( urgência)
Se tiver inchaço dor e pele avermelhada, aplicar água fria até a dor passar de 5 a 10min.
2º grau: (urgência)
São queimaduras...
tracking img