PARADA CARDIO RESPIRATORIA - RCP

Páginas: 9 (2139 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
PARADA CARDIO RESPIRATORIA

A monitorização cardíaca é o recurso mais preciso para se diagnosticar a modalidade da parada cardíaca e com isso permitir um tratamento específico e adequada para cada uma. As modalidades de PCR são: Fibrilação Ventricular (FV) / Taquicardia Ventricular sem Pulso (TVSP) e Assistolia / Atividade Elétrica sem Pulso (AESP).
A Fibrilação Ventricular representa90% das mortes súbitas que ocorrem fora do ambiente hospitalar, em atividades rotineiras e por stress, sedentarismo, tabagismo e alimentação inadequada ou excesso e abusos dela.
Quando esses pacientes, vitimas de PCR são reanimados adequadamente na fase pré-hospitalar cerca de 40% destes indivíduos conseguem uma qualidade de vida melhor ou até mesmo uma recuperação com danos pequenos no músculocardíaco na alta.
Há relatos de reanimação desde antes de Cristo. De lá pra cá muitas técnicas e rituais foram desenvolvidos e aperfeiçoados e hoje amplamente divulgados à sociedade.

A Parada Cardio Respiratória pode ser definida como a cessação súbita e inesperada da circulação em pacientes cuja expectativa de morte não existia (Knobel 1994).

Causas

Adulto – mais freqüente é a cardiopatiaisquêmica, nestes casos a maioria das mortes se dá de forma súbita e imprevisível.
Criança – é a parada respiratória. Portanto, prevenir e tratar a insuficiência respiratória diminuirá a necessidade de medidas de reanimação nesta faixa etária.


Suporte de vida básico

Define-se como sendo um conjunto de procedimentos que pode ser executado por profissionais de saúde, bem como leigoscapacitados .
Este suporte consiste na avaliação seqüencial de reconhecimento da inconsciência, ausência de respiração ou respiração inadequada (gasping) e ausência de pulso carotídeo.
O prognóstico da vítima pode pior muito caso não seja realizado as intervenções rapidamente.



Reconhecimento

Constatação da inconsciência (deve-se abordar a vítima com um estímulo verbal,podendo fazer um estímulo sensitivo leve, sem uma excessiva movimentação da vítima quando houver suspeita de TRM), verificação da respiração e pulso carotídeo.
Caso seja constatado o estado de inconsciência, deve-se solicitar socorro imediato. A vítima deve ser posicionada em decúbito dorsal, sobre uma superfície dura, firme e plana. Caso haja suspeita de TRM ou a vítima for encontrada de em decúbitolateral ou ventral, deve imediatamente ser posicionada em bloco com alinhamento e imobilização da coluna.
Esta seqüência de atendimento não deve ultrapassar dez segundos .No caso da vítima respirando efetivamente, porem inconsciente, mantê-la em posição lateral de segurança, que consiste na lateralização da vítima em bloco, mantendo a cabeça apoiada e alinhada com a coluna. O braço fletido em90º serve como apoio.
O atendimento deve rapidamente ser iniciado por compressões torácicas com qualidade com uma frequência de 100/min e uma profundidade de compressão mínima de 2 polegadas (5 cm) em adultos e um terço de diâmetro anteroposterior do tórax, em bebês e crianças.
De acordo com a ultima Diretriz de AHA 2010 (American Heart Association) a ordem da RCP alterou de ABC para CAB, com issoenfatiza-se a necessidade de se realizar primeiro as 30 compressões torácicas e somente depois a abertura de vias aéreas e ventilação.

A manobra deve seguir sempre a sequencia de 30 compressões torácicas e 2 ventilações, independente do numero de atendentes (interrompendo a cada 5 ciclos – avalia-se do retorno dos sinais vitais, circulação e respiração e troca-se a posição dos socorristas).A seqüência das manobras deve ser ininterrupta, a ventilação artificial e a massagem cardíaca devem ter um resultado efetivo, e seguir o ritmo descrito: 2 ventilações para cada 30 massagens cardíacas (1 ou 2 atendentes), interrompendo as manobras a cada 5 ciclos, para avaliar o retorno dos sinais vitais (pulso, circulação e respiração).


ADULTO: (com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Parada cárdio-respiratória
  • Pcr- parada cardio respiratoria
  • Parada cardio respiratoria
  • parada cardio respiratoria
  • parada cardio respiratória
  • Pcr= parada cárdio respiratória
  • parada cardio respiratoria
  • Parada Cardio Respiratória

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!