Paracetamol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Paracetamol: Uma pequena proporção do paracetamol sofre N-hidroxilação mediada pelo citocromo P450 para formar N-acetil-benzoquinoneimina (NAPQI), um intermediário altamente reativo e metabólito quenormalmente reage com grupos sulfidrila da glutationa (GSH), tornando-se inofensivo (GILMAN, 2001).
-------------------------------------------------
Entretanto, após a ingestão de altas dosesde paracetamol, o metabólito é formado em quantidades suficientes para provocar a depleção da glutationa hepática, contribuindo para os efeitos tóxicos da overdose medicamentosa
3 EFEITOS TÓXICOSPROVOCADOS PELO PARACETAMOL
O paracetamol é considerado um medicamento seguro, se não forem ultrapassadas as doses terapêuticas de cerca de 4g/dia. Em adultos, pode ocorrer hepatoxicidade após a ingestão deuma única dose de 10 a 15g (150 a 250mg/Kg), doses de 20 a 25g são potencialmente fatais. Condições em que há indução do CYP (p. ex., consumo exagerado de álcool) ou depleção dos GSH (p. ex., jejum oumá nutrição), aumentam a suscetibilidade à lesão hepática, embora incomum, com doses situadas na faixa terapêutica.
O efeito adverso agudo mais sério relacionado a overdose por paracetamol é umanecrose hepática centrolobular geralmente fatal. Necrose tubular proximal renal e coma hipoglicêmico também podem ocorrer (GILMAN, 2006).
-------------------------------------------------
Na intoxicaçãoem gestantes, o paracetamol atravessa a barreira placentária e como as células do feto são capazes de o metabolizar, há o risco de overdose fetal. No entanto quando ingeridos em doses terapêuticas,não apresenta riscos (TEIXEIRA et al, 2006).

O mecanismo pelo qual a overdose de paracetamol acarreta lesão e morte hepatocelular envolve na sua conversão ao metabólito tóxico NAPQI. As vias deconjugação com o glicuronídio e sulfato saturam-se, e quantidades crescentes sofrem N-hidroxilação mediada por CYP para formar NAPQI, que é eliminada rapidamente por conjugação com os GSH e então...
tracking img