Paracetamol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS

COLEGIADO DE QUÍMICA



ALINE

Anny

Caio

Larissa

mayara







Analise comparativa do teor de paracetamol em medicamentos genéricos similares e não genéricos.









(PROJETO DE PESQUISA-MPCN)







SANTO ANDRÉ

2011



Resumo

O nosso trabalho com aajuda da espectrofotometria no UVVIS, analisaremos as concentrações de paracetamol em comprimidos.

Os comprimidos a serem analisados são o Tylenol que é a referencia comercial, um similar e um genérico.

Com os seus resultados iremos compará-los com o padrão do paracetamol.

Utilizaremos também a Estatística para comparar os valores das considerações que estão sendoavaliadas.



































INTRODUÇÃO:

Medicamento Referencia (ou de marca):

Na maioria dos casos são fármacos inovadores, cujo efeito, garantia e qualidades foram comprovadas cientificamente, através de um registro junto ao Ministério da Saúde, por meio da ANVISA,
São os medicamentos que, geralmente, se encontram bastante tempo no mercado etêm uma marca comercial conhecida.
Medicamentos Similares:
Medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência (ou marca), mas não têm sua bioequivalência comprovada com o medicamento referencia.

Medicamentos Genéricos:

Medicamento que tem o mesmo princípio ativo (substânciaexistente na formulação do medicamento, responsável pelo seu efeito terapêutico), a mesma concentração, a mesma forma farmacêutica, mesma via de administração e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência, sua garantia é comprovada através dos testes de bioequivalência e equivalência farmacêutica feitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e alem disto, temmenor custo que o medicamento de referência correspondente.
A identificação dos medicamentos genéricos é simples, pois é o único que contém, em sua embalagem, logo abaixo do nome do princípio ativo, que os identifica, a frase "Medicamento Genérico - Lei nº 9.787, de 1999". Além disso, os genéricos são identificados por uma grande letra "G" azul impressa sobre uma tarja amarela, situada na parteinferior das embalagens do produto.
É o que estabelece a Resolução RDC n° 333, de 19 de novembro de 2003

MEDICAMENTO UTILIZADO:

A utilização de analgésicos naturais para alívio das dores vem desde primórdios da história escrita (cerca de 3000 a.C.) e para esta finalidade recorria-se ao uso de plantas. Posteriormente, o rápido avanço dos conhecimentos químicos levou à descoberta e aodesenvolvimento dos analgésicos. Um clássico exemplo foi à síntese do ácido salicílico, em 1860, e em 1890, houve o desenvolvimento do paracetamol (acetaminofeno).
Somente em 1893 o paracetamol foi introduzido na prática clínica por Von Mering. Contudo só foi utilizado extensivamente a partir de 1949, quando Brodie e Axelrod o identificaram como principal metabólico ativo tanto, da fenacetina comoda acetanilida, ambos com ação analgésico-antipirética.
Paracetamol, é um fármaco com propriedades analgésicas, mas sem propriedades antiinflamatórias clinicamente significativas. Actua, por inibição da síntese das prostaglandinas, mediadores celulares responsáveis pelo aparecimento da dor. Esta substância tem também efeitos antipiréticos. É utilizado nas seguintes formas de apresentação:cápsulas, comprimidos, gotas, xaropes e injectáveis. Atualmente é um dos analgésicos mais utilizados por ser bastante seguro e não interagir com a maioria dos medicamentos.
O fármaco tem sido utilizado como ingrediente ativo para uma série de produtos farmacêuticos, sob diferentes formas de dosagens, sozinho ou associado. O Tylenol, por exemplo, foi introduzido no mercado norte-americano em...
tracking img