parabulas de Jesus

771 palavras 4 páginas
Parábola do semeador: Mateus 13:1 ao 9. Marcos 8:4 ao 15.

A parábola fala sobre semear a mesma semente, mas a mesma caiu em solos diferentes, parte cai em um solo que ficava a beira do caminho, outra em um segundo solo que era pedregoso, outra parte em um terceiro solo que era repleto de espinhos, outra parte em um quarto solo, desta vez um solo produtivo. E por isso ouve resultados diferentes, sendo que só uma delas deu frutos e as outras devido às condições do solo não deram, pois o solo era bom.
Ali explica que para uma semente de frutos precisa de um bom solo, um solo fértil.
Entendesse que Jesus falava que Ele é o semeador e que pregaria a muitas pessoas, por isso refere se a um semeador que sai a semear assim como Ele mesmo estava fazendo, significa que varias pessoas seriam atingidas pela pregação dEle e que a pregação é a mesma para todos os tipos de pessoas da época, mas que assim como os solos eram diferentes as pessoas também são e por isso absorveriam de forma diferente. O pensamento de que haveria pessoas de varias nacionalidades (judeus e não judeus) é confirmado quando os dois relatam que havia grande multidão e não cita se eram judeus ou gentios. Visto que ambos escreveram basicamente as mesmas coisas sendo que Mateus escreveu seu evangelho para atingir os judeus e Lucas para os gentios.
Então definisse que ali havia quatro tipos de pessoas assim como a parábola cita quatro tipos de solos.
O primeiro grupo esta relacionado ao solo que esta a beira do caminho onde a semente caiu e foi consumida pelos pássaros, ou seja, as pessoas que tem o coração duro e sem fé, visto que ouvem o que Jesus diz, mas não dão atenção, ou seja, não produzem nada.
O segundo grupo está relacionado ao solo pedregoso, onde a terra não tem profundidade à semente até germina, mas devido a pouca profundidade do solo não cria raiz e seca, ou seja, são aqueles que ouvem, aceitam, mas devido a pouca credulidade logo abandonam os ensinos, pois não tem raiz forte.
O

Relacionados

  • Na R Gida Comunidade Puritana De Boston Do S Culo XVII
    12935 palavras | 52 páginas