para

277 palavras 2 páginas
Introdução: - A mancha localizada na região do hospital São Paulo é o tema que será explorado nesse relatório. O motivo para trabalharmos com profissionais da saúde foi o grande valor que essas pessoas representam para nossa sociedade, o local foi escolhido por ser uma região de grande concentração desses profissionais devido as clínicas, a universidade e o próprio hospital.

Marco Teórico: - Uma mancha é definida por José Guilherme Cantor Magnani como “ Áreas contíguas do espaço urbano dotadas de equipamentos que marcam seus limites e viabilizam (...) uma atividade ou prática predominante. “ - Trabalhar com esse conceito de mancha nos permitiu entrar no universo dos profissionais da saúde com mais facilidade, isso se deve a intensa concentração desses profissionais na região onde fizemos nossa observação participante. Além disso, a categoria mancha permite que nos aprofundemos na questão de cotidiano do grupo estudado.

Descrição e Análise: - O local tem como “centro” o Hospital São Paulo, porém, como foi citado na introdução, no entorno do hospital localizam-se clínicas especializadas, a universidade e algumas lojas com equipamentos médicos. - Logo que iniciamos as pesquisas e o contato com o grupo que estudamos percebemos que a rotina é muito puxada e corrida para os profissionais, a maioria deles trabalha no hospital e também nas clínicas especializadas. - A circulação dos profissionais se limita aos locais de trabalho e alimentação, alguns entrevistados disseram frequentar a biblioteca outros se referiram a lojas como Medtec, porém a grande maioria segue a circulação entre locais de trabalho e alimentação. - Em relação ao comportamento entre o grupo é mais comum vê-los andar sozinhos usando seus celulares, porém, quando em grupo, são muito educados e conversam muito sobre o trabalho.

Relacionados