Para

3055 palavras 13 páginas
SOCIEDADE EDUCACIONAL
SÃO PAULO
Faculdade de Engenharia São Paulo

Para-Raios

Fernanda Ribeiro França

[Nome do Aluno]

Para-Raios

Fernanda Ribeiro França

Professor: Elias

Trabalho sobre os conceitos e princípios de funcionamento dos para-raios apresentada à disciplina Bla bla bla. | |

FESP – São Paulo
Março de 2012
Resumo

A função principal dos pára-raios é evitar que os raios ocorram. Para isso ele se utiliza do poder das pontas.
Quando uma nuvem se aproxima de um pára-raios, ela induz cargas de sinal contrário no solo que fica eletrizado. Se nessa região existir um pára-raios, este, também ficará eletrizado, mas devido ao poder das pontas um maior número de cargas elétricas irá se concentrar na ponta do pára-raios. E após uma certa concentração, as cargas começam a serem ejetadas das pontas dos pára-raios, tornando-se, assim, íons e elétrons livres que agora viajam pelo ar.
As nuvens atraem todas as cargas de sinal contrário que estiverem soltas no ar que aos poucos vão neutralizando a própria nuvem como ilustrado na figura abaixo. Este processo sendo lento, gradual e contínuo, as nuvens não concentram uma quantidade suficiente de carga, não sendo capazes de provocar os raios, pois são incapazes de tornar o ar de isolante em condutor.
Em menos de três meses, as mortes provocadas por raios no Brasil chegaram bem perto do mesmo número registrado durante todo ano de 2007. Até hoje, as descargas atmosféricas causaram 45 mortes no País, contra 46 no ano passado. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No ano passado, neste mesmo período, ocorreram 18 mortes. Entre as regiões brasileiras, Sudeste e Nordeste tiveram mais vítimas. "Foram 18 em cada uma delas", afirma o pesquisador e chefe do grupo de cientistas no Inpe, Osmar Pinto Júnior.

Para o especialista, um dado assustador. "Estávamos prevendo que os raios seriam mais freqüentes, por conta da influência do

Relacionados