para

958 palavras 4 páginas
ÍNDICE

Introdução
A electricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica.1 Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos. Além disso, a eletricidade engloba conceitos menos conhecidos, como o campo eletromagnético e indução eletromagnética.2
A palavra deriva do termo em neolatim "ēlectricus", que por sua vez deriva do latim clássico "electrum", "amante do âmbar", termo esse cunhado a partir do termo grego ήλεκτρον (elétrons) no ano de 1600 e traduzido para o português como âmbar. O termo remonta às primeiras observações mais atentas sobre o assunto, feitas esfregando-se pedaços de âmbar e pele.
No uso geral, a palavra "eletricidade" se refere de forma igualmente satisfatória a uma série de efeitos físicos. Em um contexto científico, no entanto, o termo é muito geral para ser empregado de forma única, e conceitos distintos contudo a ele directamente relacionados são usualmente melhor identificados por termos ou expressões específicos.

Conceitos

A eletricidade é um ramo da física que estuda os fenómenos que resultam da existência de partículas com carga elétrica.
Está sujeita à lei da conservação da energia e é uma das formas que esta pode adotar originando vários fenómenos, tais como caloríficos, mecânicos, luminosos, entre outros. Dependendo do sinal das cargas elétricas, estas desencadeiam forças elétricas de atração e repulsão. Estas forças possuem uma intensidade que é maior que a das forças gravíticas, sendo originadas mediante distribuições adequadas das cargas, o que provoca o aparecimento de campos elétricos.
Carga eléctrica
A carga elétrica é a propriedade dos entes físicos fundamentais, certamente das partícula subatômica, que dá origem e interage via forças eletromagnéticas, uma das quatro forças fundamentais na

Relacionados