PARA TRANSFORMAR O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA

742 palavras 3 páginas
PARA TRANSFORMAR O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA (capítulo 2)1
Lerner, Delia. "Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário." Porto Alegre: Artmed 77 (2002) – pg.29-51.
Gisele Santos Araújo2
Glauce Chermont Palheta
Glaucia Dornelas Viana
Marcus Roberto de Araújo e Sousa

Qual é o desafio?
A autora Dalia Lerner(2002), propõe que se observe atentamente as distintas propostas que são a “mudança” como “produto da busca rigorosa de soluções para os graves problemas educativos que enfrentamos daquelas que pertencem ao domínio da moda.” , para que a escola produza verdadeiras transformações no sistema educativo. Porém, a grande barreira é encontrada neste próprio sistema, que resiste em não abandonar práticas tradicionais.

A capacitação: condição necessária, mas não suficiente para a mudança na proposta didática
Segundo Lerner (2002) A capacitação não é a solução para todas as dificuldades encontradas no sistema de ensino, sistema este “independente de nós”. Diante da função implicitamente reprodutivista da instituição escolar, a autora ainda afirma que, não é suficiente para a mudança na proposta didática capacitar os docentes, será necessário estudar quais as condições institucionais que impedem a mudança, quais são os aspectos de nossa proposta que têm mais possibilidade de ser acolhidos pela escola e quais requerem a construção de esquemas prévios para serem assimilados, para que desta forma seja possível formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas decifradores do sistema de escrita.

Acerca da transposição didática: A leitura e a escrita como objetos de ensino.
“O primeiro aspecto que deve ser analisado é o abismo que separa a prática escolar da prática social da leitura e da escrita. (...) Na sala de aula, espera-se que as crianças produzam textos num só tempo muito breve e escrevam diretamente a versão final, enquanto que fora dela produzir um texto é um longo processo que requer muitos rascunhos e reiteradas revisões.”
Diante deste

Relacionados

  • ADMINISTRACAO GERAL PARA CONCURSOS RODRIGO RENNO 2013
    147421 palavras | 590 páginas
  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas
  • Enriquez Eugene Da Horda Ao Estado hellip
    153082 palavras | 613 páginas