Para ser um bom negociador, quais conhecimentos você destacaria como fundamentais?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1.1 Norma NBR ISO 14001
A certificação de Sistema Ambiental pela ISO é atualmente um requisito essencial para as empresas que desejem escoar seus produtos em um mercado mundial através de melhorias de seu desempenho ambiental. Nos dias de hoje isso é um fator determinante de competitividade para organizações de todos os perfis.
Contudo, a quantidade de pequenas amédias organizações certificadas pela NBR ISO 14001 ainda é pequena no Brasil. Tal fato pode ser atribuído à crença no meio empresarial de que a implantação de sistema de Gestão Ambiental (SGA – ISO 14001) seja um processo extremamente dispendioso e de difícil obtenção. Desta forma é essencial o desenvolvimento de um modelo de implantação deste sistema que reduza custos e simplifique o processode implantação, de modo a estimular o aumento do numero de empresas certificadas.

1.1.2 Norma NBR ISO 9000
A expressão designa um grupo de normas que estabelecem um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral, qualquer que seja tipo ou dimensão.
Está família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, omonitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores, e fornecedores, num processo continuo de melhoria do sistema de gestão de qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quantos materiais, produtos, processos e serviços.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade,aumentado a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditoria externas independentes.

1.1.3 Norma NBR ISO 9001
Em sua essência, a ISO 9001 é uma norma que visa estabelecer critérios para um adequado gerenciamento do negócio, ou seja, é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que umadada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. ISO 9001 ajuda as organizações a criarem, implementarem, monitorarem e medirem os seus próprios processos de forma a obterem melhores resultados.

1.1.4 Enfoque econômico
A ciência econômica só recentemente se interessou pela questão ambiental ligada à poluição, pois até então suas preocupações diziamrespeito apenas às relações existentes entre o meio ambiente, sob a ótica dos recursos naturais e o processo desenvolvimento. (Donaire, 1999).

1.1.5 Principais correntes
Atualmente as principais correntes econômicas, relativamente à questão do meio ambiente, incluem: ecodesenvolvimentistas, pigouvianos, neoclássicos e economistas ecológicos. (Donaire, 1999).
Ecodesenvolvimentistas:Significa transformar o desenvolvimento numa soma positiva com a natureza, propondo que tenha por base o tripé: justiça social, eficiência econômica e prudência ecológica. (Donaire, 1999).
Pigouvianos: Seus seguidores entendem que a questão da poluição ambiental se origina de uma falha do sistema de preços que não reflete de forma correta os danos causados a terceiros e ao meio ambiente, quando daimplantação de uma indústria ou do aumento da quantidade produzida, que deveria ser resolvida através de introdução de um mecanismo que possibilitasse a internalização monetária. (Donaire, 1999).
Neoclássicos: Para os neoclássicos, o estudo do meio ambiente está associado à incorporação das externalidades, que aparecem porque certos tipos de recursos, como é o caso do meio ambiente, tem propriedadeindefinida, permanecendo fora do mercado e não tendo preço definido. Provocando sua não consideração como recurso escasso e sua utilização pelos usuários. (Donaire, 1999).
Economistas Ecológicos: A economia ecológica é definida como a área transdiciplinar que estabelece relações entre os ecossistemas e o sistema econômico. Com objetivo de agregar os estudos de ecologia e de economia, viabilizando...
tracking img