Para raio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Componentes da transmissão de Energia

Nome: Willian Moura Oliveira
Turma: 1531
Tipos De Pára-Raios
Pára- raios de Franklin:
É o modelo mais utilizado, composto por uma haste metálica onde ficam os captadores e um cabo de condução que vai até o solo e a energia da descarga elétrica é dissipada por meio do aterramento. O cabo condutor, que vai da antena ao solo, deve ser isolado para nãoentrar em contato com as paredes da edificação. As chances de o raio ser atraído por esse tipo de equipamento são de 90%.

Pára- raios de Melsens:
Com a mesma finalidade do pára- raios de Franklin, o pára- raios de Melsens adota o princípio da gaiola de Faraday. O edifício é envolvido por uma armadura metálica, daí o nome gaiola. No telhado, é instalada uma malha de fios metálicos com hastes decerca de 50cm . Elas são as receptoras das descargas elétricas e devem ser conectadas a cada oito metros.
 
A malha é divida em módulos, que devem ter dimensão máxima de 10 x 15m. Sua conexão com o solo, onde a energia dos raios é dissipada pelas hastes de aterramento, é feita por um cabo de descida. Esse cabo pode ser projetado usando a própria estrutura do edifício. As ferragens de suas colunaspodem estar conectadas à malha do telhado e funcionar como ligação com o solo. Mas, para isso, é necessário um projeto adequado feito por engenheiros.

Radioativos:
Os pára- raios radioativos podem ser distinguidos dos outros, pois seus captadores costumam ter o formato de discos sobrepostos em vez de hastes pontiagudas. O material radioativo mais utilizado para sua fabricação é o radioisótopoAmérico-241.
 
Esses pára- raios tiveram sua fabricação autorizada no Brasil entre 1970 e 1989. Nessa época, acreditava-se que os captadores radioativos eram mais eficientes do que os outros modelos. Porém, estudos feitos no país e no exterior mostraram que os pára- raios radioativos não tinham desempenho superior ao dos pára- raios convencionais na proteção de edifícios, o que não justificariao uso de fontes radioativas para esta função. Sendo assim, em 1989, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), por meio da Resolução Nº 4/89 suspendeu a produção e instalação desse modelo de captador.

Isoladores
Os cabos condutores são fixados as estruturas pelo emprego de
isoladores. Estes equipamentos têm como função isolar eletricamente os condutores energizados das estruturas detransmissão e resistir às solicitações mecânicas e elétricas oriundas dos cabos condutores. Devem apresentar, além de apreciáveis características dielétricas, ótimas características mecânicas, tendo em vista a natureza do trabalho a realizar.
Quanto ao material de fabricação os isoladores são produzidos de:
• porcelana vitrificada;
• vidro temperado;
• polímeros.

Tipos de isoladores
Os váriostipos de isoladores disponíveis no mercado são classificados em função de sua forma:

•roldana: usados em redes secundárias, presos lateralmente ao poste por meio de estribos, sendo os condutores amarrados lateralmente ao isolador;

Isolador tipo roldana de porcelana

•pino: usados em redes de distribuição primária e linhas de distribuição com tensão de até 69 kV. Fixados as estruturas por umpino de aço, sendo os condutores amarrados na parte superior do isolador;

Isolador de pino em porcelana

• disco: usados nas LTs e nas redes de distribuição primária.
Constituem-se cadeias de isoladores de suspensão e ancoragem,
fixando-se unidades de isoladores entre si, por meio de ferragens;


Isoladores de disco de vidro e porcelana

• pilar: são menos usados em LTs do que osisoladores de
pino, podendo ser construídos de uma única peça, também de
porcelana, para tensões mais elevadas. Dado o seu sistema de
fixação, resistem a esforços mecânicos bem mais elevados tanto de
compressão como flexão. Nos EUA construíram-se linhas com esse
tipo de isolador com tensões até 110 kV.

Isolador tipo pilar

Tipos de torres
As torres de transmissão de energia elétrica...
tracking img