Para que serve um plano de cargos e salarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO DE IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

1. JUSTIFICATICA:
A necessidade de se implantar um plano de cargos e salários surgiu da necessidade de se definir o salário ou a faixa salarial para cada cargo dentro da empresa. Durante o processo de avaliação de cargos vários diretores e gerentes tiveram oportunidade de discutir e rever as responsabilidades de cada cargo.
Umaestrutura de cargos e salários bem definida permite estabelecer regras referente ao salário e também definir a hierarquia na empresa, como toda a sua funcionalidade de todas as áreas na organização. Um faixa salarial para cada cargo permite administrar o salário de cada funcionário conforme o seu desenvolvimento nas atividades exercidas e desempenhadas no cargo ocupado.
Um plano de cargos esalários constitui-se em um instrumento relevante de gestão e deve contemplar princípios fundamentais, como flexibilidade, mobilidade funcional, motivação profissional, que promovam o estímulo ao desenvolvimento pessoal e profissional, propicia oportunidades de progressão funcional com possibilidade de desempenho de atividades em diversas áreas.
A empresa que se preocupa com as expectativas de seusfuncionários com relação ao trabalho e a remuneração, permite aos trabalhadores enxergar a trajetória que ele pode ter pela frente, em termos de evolução salarial e uma perspectiva de carreira. É necessária a implantação de um PCS dentro da organização para definir a remuneração adequada a cada cargo e função e descrevê-las de maneira justa, fazendo com que a empresa seja valorizada no que dizrespeito à remuneração, com salários competitivos e funcionários mais motivados.













2. OBJETIVO:
Rever a política de administração de cargos e salários da empresa, reconhecendo a capacitação profissional, o desempenho e o desenvolvimento técnico-profissional dos funcionários, valorização do trabalho e a sua contribuição para os resultados na empresa, estimulando-o a teruma carreira profissional dentro da organização. Além de promover a adequada repartição do salário a cada cargo, preservando o equilíbrio interno e externo e acompanha os reajustes salariais feitos anualmente. São importantes instrumentos que gerencia as questões relacionadas à remuneração e carreira profissional dentro de uma organização, permite a equidade no salário evitando que os funcionáriosfaçam comparações do seu salário com os demais membros da organização. Contribui também para o aumento da produtividade e melhoria da qualidade no ambiente de trabalho, auxilia também em novas contratações e progressões horizontais (méritos) e verticais (promoções), além da retenção de talentos, serve também com um grande estímulo de atração pessoal.

















3.OPERACIONALIZAÇÃO:
PLANEJAMENTO
Antes de iniciarmos o projeto é necessário conhecer a realidade da empresa nos aspectos relacionados com o assunto: tipos e quantidades de ocupações, organograma, locais de trabalho, políticas e práticas existentes, problemas existentes, verificar os reais recursos financeiros para o desenvolvimento dos trabalhos e sua implantação, verificar a opinião das chefias sobreo sistema de administração salarial da empresa. Feito e analisado esse primeiro mapeamento, já se tem condições de prever os trabalhos que terão que ser desenvolvidos e partimos para a definição das etapas, tempos estimados em cada etapa. Com esses dados já podemos preparar o cronograma do plano, que deve contemplar as atividades, duração de cada uma e época de realização.
COMUNICAÇÃO
Acomunicação é um passo importantíssimo para a implantação de um plano de cargos, pois é onde informamos aos funcionários e gestores a implantação do plano através de palestras, boletins informativos, jornal da empresa, intranet e folders. Buscando participação e o comprometimento de todos, estabelecendo um canal de comunicação aberto, onde a mesma informação seja passada para todos de forma única e...
tracking img