Para que filosofia hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PARA QUE FILOSOFIA HOJE?

(Luciano Souza, in Diário Nordestino de 22/07/2001)

Não pretendo ensinar tal ou qual sistema filosófico, mas ensinar-lhes a aprender a filosofar por si próprios, a formar uma opinião própria. (Kant)

“Desculpa, professor, mas, será que diante do grande progresso científico em que vivemos, há espaço para a Filosofia?" E imediatamente, outros alunos semanifestaram: "É, professor, há sentido na Filosofia?". "Que sentido há em estudar Filosofia neste mundo onde a ciência tecnológica parece dominar todas as dimensões da vida humana?"E o debate prosseguiu por várias aulas.

Os questionamentos angustiados dos alunos acerca do porque da Filosofia não são uma novidade ao longo da história . Mas, uma pergunta sobre a necessidade de filosofar hoje, tem lá suaspeculiaridades. Embora tais perguntas pareçam estar permeadas de matizes debochados, posto que para alguns, o argumento de que "estudar filosofia não dá dinheiro" parece ser veraz, faz-se necessário encará-los de uma forma positiva. Mesmo que vivamos sob a aparente eficiência de uma tecnologia de ponta, onde a exigência de um conhecimento técnico se faz cada vez mais forte, não seria somente aFilosofia como disciplina (no caso específico), a única área do conhecimento que deve ser encarada como o "bode expiatório" das incertezas da humanidade.

Entretanto, fiquemos com os questionamentos de nossos alunos. Em primeiro lugar devemos levar em consideração que a "essência da Filosofia é a procura do saber e não a sua posse" (Claudino Piletti, Filosofia da Educação, Ática, p. 18). Destaforma, por ser o trabalho filosófico uma atitude de reflexão, a Filosofia nasce da crise, pois é somente em crise que se começa a pensar, conforme as palavras de Charles Feitosa, em matéria veiculada neste jornal em 31 de outubro de 2000. Desta forma, os questionamentos dos alunos têm fundamentação.

Em segundo lugar devemos levar em conta o contexto sócio-histórico em que vivemos. Ao darmos contadeste dilema sobre a necessidade da Filosofia neste interregno, percebemos que a crise em torno da reflexão filosófica soma-se a tantos outros dilemas, principalmente por percebermos que tudo o que nos cerca e o que diz respeito à condição humana está sujeito à busca de sentido. Busca de sentido (questionamentos, dúvidas, incertezas, reflexões, contradições, divergências, rupturas etc.) quecaracteriza, portanto, o momento de crise.

Ao fazermos um paralelo entre o surgimento da Filosofia e o momento sócio-histórico em que ela surge, passamos a compreender de forma clara os questionamentos de nossos alunos a respeito da utilidade da Filosofia hoje. Entretanto, seus questionamentos, que também são nossos, estão para além da compreensão da necessidade da Filosofia. Tais questionamentosdizem respeito ao momento peculiar que vivemos. Um momento crítico de uma crise que não é de agora.

Para Manfredo Oliveira, Doutor em Filosofia, tais questionamentos são essenciais para que o homem de hoje se dê conta de que "um mundo" está dando lugar a outro. De acordo com suas palavras, este é um momento singular do homem moderno, porque o homem do nosso tempo experimenta a consciência de quetudo está sujeito à mudanças, isto é, de que o sentido último que enche de significado tudo o que está no universo, muda (Manfredo Oliveira: A filosofia na crise da humanidade).

Ora, é inegável a certeza de que estamos vivendo atualmente uma época marcada por profundas mudanças. Muitos valores e verdades que até então as pessoas tinham como certas e definitivas, de repente ficam sem sentido nummundo marcado por pensamentos, ideais, valores e atitudes totalmente contraditórios à maneira de viver, que até então estava preconizada pela ascensão da racionalidade moderna.

A modernidade, que muito se vislumbrou já com os lampejos do Iluminismo, tem propiciado, pois, ao homem, uma nova maneira de se postar diante da realidade. Realidade esta que perpassa a relação de dominação do homem...
tracking img