Para cuba com carinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Para Cuba, com carinho”
Autor: Eugênio Bucci

1- Esta semana o Brasil recebeu uma visita um tanto quanto polêmica, mais precisamente o Congresso, onde deixou opiniões divididas sobre a blogueirae filósofa cubana Yoani Sanchéz.
2- Simpatizantes de Cuba desaprovaram sua posição contra os irmãos Castro. Considerada uma lutadora dos direitos dos humanos para os cubanos, a blogueira escreve umlivro onde descreve seu cotidiano em Havana.
3- Aos opositores, deveriam refletir sobre a hipótese de que sua vinda não seja nenhum tipo de estratégia produzida pelos E.U.A., porém ela não é polêmicasó por isso, mas é noticia por onde passa por conta de seus relatos em sua obra sobre a tirania ditatorial que assolara seu pais e também lidera movimentos voltados à liberdade.
4- Todos sabemos queem vários outros países, o governo é quem tem o poder absoluto,o que ajuda a desencadear protestantes opositores a ele, como o caso da filósofa Sanchéz, que se tornou uma prova viva de que ainda hojepessoas sofrem com esse tipo de “ditadura”.
5- Há quem diz que a blogueira não passa de uma vigarista, mentirosa e enganadora, porém mesmo se tudo isso for verdade, não lhe pode ser tirado o diretode um cidadão comum como o simples direito de ir e vir.
6- A "prisioneira", depois de muitas tentativas frustradas de sair do país,o regime se viu acuado e teve de ceder-lhe o direito mesmo com asuspeita de Yoani ser uma agente provocadora, o que segundo o regime a impossibilitaria esse direito, o que não é nem um pouco democrático.
7- O fato é que a cubana é perseguida pelo governo Castrista,por ser uma prova de que a democracia do país é uma farsa, onde a minoria é sempre privilegiada ao contrario do resto da população, ou seja , um governo totalmente totalitarista.
8- Emboradesagradável, alguns jovens no Brasil tentaram -com insultos- impedir que a blogueira se pronunciasse, esses manifestantes prováveis simpatizantes do regime não queriam que fosse divulgada as reações desse...
tracking img