PARA ALÉM DO PENSAMENTO ABSSAL

1443 palavras 6 páginas
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abssal. Novos Estudos 11, 2007.

Fixamente.

A característica fundamental do pensamento abissal é a impossibilidade da co-presença dos dois lados da linha. (pagina 71).

No campo do conhecimento, o pensamento abissal consiste na concessão do monopólio da distinção universal entre o verdadeiro e o falso à ciência, em detrimento de dois conhecimentos alternativos: a filosofia e a teologia. (pagina 72).

Essas tensões entre a ciência, de um lado, e a filosofia e a teologia, de outro, vieram a se tornar altamente visíveis, mas todas elas, como defendo, têm lugar deste lado da linha. Sua visibilidade assenta na invisibilidade de formas de conhecimento que não se encaixam em nenhuma dessas modalidades. Refiro-me aos conhecimentos populares, leigos, plebeus, camponeses ou indígenas do outro lado da linha, que desaparecem como conhecimentos relevantes ou comensuráveis por se encontrarem para além do universo do verdadeiro e do falso. (pagina 72).

A primeira linha global moderna foi provavelmente a do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha, mas as verdadeiras linhas abissais emergem em meados do século XVI com as amity lines. Seu caráter abissal se manifesta no elaborado trabalho cartográfico investido em sua definição, na extrema precisão exigida a cartógrafos, fabricantes de globos terrestres e pilotos, no policiamento vigilante e nas duras punições às violações. Na sua constituição moderna, o colonial representa não o legal ou o ilegal, mas o sem lei. (pagina 74).

A mesma cartografia abissal é constitutiva do conhecimento moderno. Mais uma vez, a zona colonial é por excelência o universo das crenças e dos comportamentos incompreensíveis, que de forma alguma podem ser considerados como conhecimento e por isso estão para além do verdadeiro e do falso. (pagina 79).

O outro lado da linha abissal é um universo que se estende para além da legalidade e da ilegalidade e para além da verdade e da

Relacionados