Parâmetro de corte - torneamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Num processo de usinagem é importante definir os parâmetros de corte, estes parâmetros são grandezas numéricas que caracterizam o processo, definindo os diferentes esforços, as velocidades, etc. Aanálise destas características permite uma otimização no processo de usinagem. Os principais parâmetros de cortes são:

Velocidade de Avanço (A) [mm/rot]

O movimento de avanço é o movimento relativoentre a peça e a ferramenta o qual, combinado ao movimento de corte, proporciona uma remoção contínua do cavaco e conseqüente formação de uma superfície usinada. A velocidade de avanço (A) é avelocidade instantânea do movimento de avanço no ponto selecionado do gume em relação à peça [2]. A escolha do avanço adequado deve ser feita levando-se em consideração o material, a ferramenta e a operaçãoque será executada na usinagem.

Profundidade de corte (P) [mm]

Trata-se da grandeza numérica que define a penetração da ferramenta para a realização de uma determinada operação possibilitando aremoção de certa quantidade de cavaco.

Tensão de ruptura (Tr) [MPa]

É a máxima tensão (força) aplicada em um determinado material, antes do seu completo rompimento, tensão esta que é medida emlaboratório.

Pressão específica de corte (Ks) [N/mm²]

É, por definição, a força de corte para a unidade de área da seção de corte (área calculada da secção do cavaco que será retirada, definidacomo o produto da profundidade de corte (P) com o avanço (A)). Também é uma variável medida em laboratório. Depende principalmente do material empregado, da área de corte, geometria da ferramenta,afiação da ferramenta, velocidade de corte, fluido de corte e rigidez da ferramenta [1].

Força de corte (Fc) [N]

A força de corte é a projeção da força de usinagem sobre a direção de corte. Podeser calculada pelo produto entre a pressão específica de corte (Ks) e a área de corte (S) [1].

Fc = Ks*A*P

Ks = pressão específica de corte [N/mm²]

A = velocidade de avanço [mm/rot]

P =...
tracking img