Parábolas e algumas de suas aplicações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE JORGE AMADO


PROJETO INTEGRADOR ENGENHARIAS


PARÁBOLAS E ALGUMAS DE SUAS APLICAÇÕES


Componentes da Equipe:


Adriana Oliveira
Danilo Reis
Diana LinsFabiane Garcês
Guilherme Gomes
Ivania Lacerda
Thaiane de AlmeidaOrientador: Profª Andrea Brito










Salvador – Bahia
Outubro de 2012
UNIVERSIDADE JORGE AMADO







PROJETO INTEGRADOR ENGENHARIAS






PARÁBOLAS E ALGUMAS DE SUAS APLICAÇÕES
(REFLETOR DE RAIOS LUMINOSOS)










Projeto de pesquisa apresentado ao Profª Andrea Brito como parte dos requisitos para aprovaçãode disciplinas correlacionadas ao projeto integrador.







Salvador – Bahia
Outubro de 2012
SUMÁRIO


Introdução 4
Justificativa 5
Objetivo Geral 6
Objetivo – Abrangência do projeto 7
Referências Bibliográficas 15
Metodologia de Estudo 16




















































IntroduçãoEsse projeto tem como pretensão abordar questões envolvidas no tema “Parábola e suas aplicações e também tem por finalidade, um estudo do assunto, com o intuito de demonstrar na prática a aplicação da parábola no nosso dia-a-dia. E assim proporcionar maior informação à população que possui pouco ou nenhum conhecimento sobre esse tema.Justificativa


Como parte da avaliação do projeto integrador da UNIVERSIDADE JORGE AMADO realizou-se este projeto com o intuito de demonstrar as mais variadas aplicações das parábolas no cotidiano identificando sua origem, definição e grande importância, assim iremos construir um modelo de refletor de raios luminosos demonstrando suaspropriedades.
Neste caso podemos ter acesso às propriedades da parábola, que fazem parte de nosso cotidiano para mostrar como o conceito de parábola pode ser utilizado em benefício da humanidade.













































Objetivo Geral


Demonstração da origem da parábola, relação do conteúdo matemática com o conteúdo física,comprovação que os raios paralelos ao eixo da simetria relacionada ao nosso cotidiano.


















































Objetivo – Abrangência do projeto


Historicamente os gregos abordavam as parábolas, elipses e hipérboles através das seções cônicas que são resultantes da interseção de um plano com um sólido gerado pela rotação deuma reta em torno de um eixo vertical (clepsidra). As seções cônicas possuem diversas aplicações na Matemática, na Física, principalmente em Astronomia. Consultando o Novo Dicionário Brasileiro Melhoramentos - 7ª edição, obtemos a seguinte definição para a parábola:
“Curva plana, cujos pontos são equidistantes de um ponto fixo (foco) e de uma reta fixa (diretriz) ou curva resultante de uma secçãofeita num cone por um plano paralelo à geratriz. Curva que um projétil descreve."



Apresentação da parábola
A Parábola é uma curva obtida através da intersecção da superfície de um cone com um plano paralelo a uma de suas geratrizes.
Para a análise de algumas secções cônicas há a necessidade de utilizar o cone de duas folhas, porém, para o estudo em questão, que é a parábola, podemos...
tracking img