Paquimetro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA FÍSICA EXPERIMENTAL

Relatório 1 Paquímetro
Celina Morais Lima celina@alu.ufc.br Matrícula: 0273460

3/15/2011

Disciplina: Física Experimental Turma: I Professora: Sara Honorato

SUMÁRIO

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Objetivos ---------------------------------------------------------------------------------------03 Material -----------------------------------------------------------------------------------------0 3 Introdução ------------------------------------------------------------------------------------- 04 Procedimentos -------------------------------------------------------------------------------- 07 Questionário -----------------------------------------------------------------------------------09 Conclusão --------------------------------------------------------------------------------------- 11 7. Bibliografia -------------------------------------------------------------------------------------- 12

2

1. OBJETIVOS Esta prática realizada em laboratório tem como finalidade a familiarização dos alunos com um instrumento finamente acabado, com superfícies planas e polidas, capaz defazer medições de alta precisão de dimensões internas, externas e de profundidade em pequenas peças. Este instrumento é chamado Paquímetro. Determinar, após três medições em cada peça, com o maior grau de precisão possível os volumes das peças utilizadas na prática, utilizando para isso o valor médio dessas medições e o conhecimento acerca de Algarismos Significativos.

2. MATERIAL - Paquímetro- Cilindro - Tarugo - Peça Com Furo Cego - Régua - Tiras De Papel

3

3. INTRODUÇÃO
Ao medirmos grandezas na realidade fazemos uma comparação de uma com outra de mesma espécie e assim verificamos quantas vezes uma é menor ou maior em relação a outra. Em geral não encontramos o valor correto da grandeza, mas sim uma valor aproximado, chamado também de valor experimental. Este valor semprecontém um certo erro, uma diferença em relação ao valor verdadeiro. Esta diferença pode ser indicada por um índice de erros. Já a precisão dessas medições dependerá tanto da destreza da pessoa que realiza as medidas como também do instrumento no qual a medida é efetuada. A incerteza experimental do resultado será reduzida de acordo com a melhor qualidade dos intrumentos usados e com as melhorestécnicas de medição utilizadas durante o processo, pois estes nos permitirão níveis maiores de precisão nos resultados. O maior nível de precisão nas medições é demonstrado através da quantidade de Algarismos Significativos e duvidosos que estas contém. Nas medições, os algarismos significativos são todos os algarismos corretos mais o primeiro duvidoso. Tanto o número de algarismos significativos quantoo números de algarismos duvidosos nos elucidam sobre a precisão dos resultados. É importante esclarecer que tanto a inclusão exagerada de algarismos significativos como a exclusão excessiva deles é errada, podendo assim comprometer os resultados das medições. Desse modo, ao resolvermos problemas que envolvem muitas operações, em geral, o resultado que obteremos deverá ser expresso com a mesmaquantidade de algarismos significativos da parcela mais pobre. Um dos intrumentos de alta precisão mais utilizados para a medição de dimensões internas, externas e de profundidade em pequenas peças é conhecido como Paquímetro. Este instrumentos é capaz de realizar medições com níveis de precisão em frações de milímetro. É possível com ele fazer medições em peças cujo nível de precisão seja de até0,02mm. O Paquímetro é composto por uma régua graduada, em milímetros, centímetros ou polegadas, fixa sobre a qual desliza um cursor, este cursor possui uma escala que é chamada Nônio ou Vernier que possibilita a leitura de frações da menor divisão da escala da régua fixa.

4

Partes do Paquímetro: 1 - Bicos externos (Mede dimensões externas) 2 - Bicos internos (Mede dimensões internas) 3 -...
tracking img