Paquimetro e micrometro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1823 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Materiais de Medições:
Paquímetro e Micrômetro
Física Experimental I

Alunos e Matrícula: Alexandre Lobo Albano - 1310778

ÌNDICE

Introdução, 3
1.
1. Paquímetro
Página 3

2. Micrômetro
Página 5

3. Conclusão
Página 9

1.1 Definição, 3
1.2 Informações Gerais, 31.3 Elementos e Uso do Paquímetro, 4
1.3.1 Leitura com os bicos do paquímetro fechados, 4
1.4 Tipos de paquímetros, 5

2.1 Origem e função do micrômetro, 5
2.2 Princípios de funcionamento, 5
2.3 Nomenclatura, 6
2.4 Características, 6
2.5 Tipos de micrometro
4. BibliografiaPágina 10












Materiais de Medições: Paquímetro e Micrômetro
Introdução
Um dos procedimentos fundamentais da física é a medição de dados para a verificação de erros e incertezas. O paquímetro e o micrômetro são dois importantes instrumentos de medida; suas medidas oferecem incertezas de décimos, centésimos ou até mesmo de milésimos demilímetro (como é o caso do micrômetro).
1. Paquímetro
1.1 Definição

O Paquímetro (do grego: paqui, espessura, e metro, medida), também chamado de craveira em Portugal, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. Ele é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição élida em sua régua.
No cursor, há duas escalas que chamamos de nônios: uma na parte inferior do cursor, destinadas à leituras de frações de milímetros e outra na parte superior para leituras de facões de polegadas.
Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1/n, onde n é o numero de divisões do nônio.
1.2 Informações Gerais
Por ser uminstrumento de precisão, devem ser tomados todos os cuidados para sua preservação, evitando pancadas, colocação de peças sobre o instrumento, queda sobre a bancada de trabalho ou mesmo no chão. Nunca se deve utilizar os bicos de medição como compasso, riscador, chave inglesa, martelo, etc. É recomendável que o instrumento permaneça em seu estojo quando não estiver sendo utilizado.
Antes e após o uso,deve-se limpar bem o paquímetro para eliminar a sujeira e o pó depositado no instrumento, especialmente nas superfícies de medição e nas superfícies de contato da régua com o cursor. Nunca se deve forçar o paquímetro ao colocá-lo ou retirá-lo da peça de trabalho, a ser medida. A medição deve ser realizada com uma pressão apropriada e constante entre a peça de trabalho e os pontos de contado dopaquímetro. A leitura deve ser feita sem retirar o instrumento da peça de trabalho (o paquímetro deve ser aberto antes de retirá-lo) sempre que possível.
A leitura do nônio deve ser realizada com o paquímetro perpendicular à vista do operador para evitar o "erro de paralaxe". Entretanto, a maioria das pessoas possui maior acuidade visual com uma das vistas, o que provoca um erro associado ao processo deleitura. Por isso, recomenda-se fazer a leitura com uma só das vistas, apesar das dificuldades em encontrar-se a posição certa.

A incerteza de medição de um paquímetro depende:

- dos erros da divisão da escala principal;
- dos erros da divisão do nônio;
- da retilineidade dos bicos de medição;
- da perpendicularidade dos bicos de medição em relação à haste e paralelismo entre si;
- doserros da guia do cursor.

1.3 Elementos e Uso do Paquímetro

(Figura 1)
1. Orelha fixa;
2. Orelha móvel;
3. Nônio ou vernier;
4. Parafuso e trava;
5. Cursor;
6. Escala fixa;
7. Bico fixo;
8. Encosto fixo;
9. Encosto móvel;
10. Bico móvel;
11. Nônio ou vernier (milímetro);
12....
tracking img