Paquimetor e micrometro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo
No roteiro número 2 conhecemos dois novos instrumentos, Paquímetro e o Micrometro. Aprendemos o funcionamento, o manuseio e qual o momento e o local certo para eles serem usados, o roteiro fala também sobre a precisão dos equipamentos de medida.
Objetivo
* Temos que aprender a trabalhar com o equipamento para podermos estar hábeis a operar-los com a precisão adequada.
*Devemos diferenciar as medidas dos equipamentos precisos, dos equipamentos mais simples, sabendo também calcular a incerteza das ferramentas.
* Aprendendo a fazer estas coisas, devemos tirar as medidas de uma chapa, determinando seu peço com uma balança de precisão e identificando sua massa e densidade.

2. Introdução Teorica

O Paquímetro
Em termos rudimentares, o paquímetro é uminstrumento que permite medirmos a distância entre dois pontos opostos. Em termos práticos é um dos mais populares instrumentos que possibilita determinarmos a distância entre dois pontos, fornecendo leituras com décimos de milímetro. Sua origem remonta épocas distantes da civilização Grega, do império Romano ou mesmo da civilização Chinesa. Contudo, a atual concepção do paquímetro é atribuída aoAmericano Joseph Brown (1851). Entre as diversas variantes destaca-se as mais comuns que são ilustradas abaixo.

1. Orelha fixa,
2. Orelha móvel,
3. Nônio ou Vernier em polegadas,
4. Nônio ou Vernier em milímetros,
5. Escala fixa em polegadas,
6. Escala fixa em milímetros e
7. Haste de profundidade.

Haste de profundidade.
Os “bicos moveis” são em geral usados para medidas de dimensões externas(por ex.diâmetros externos). As orelhas (itens 1 e 2) são tipicamente usadas para medidas de dimensões internas (por ex. diâmetros internos) e a haste (item 7) profundidade de peças.

Para efetuar uma medida com um paquímetro, temos:
(A) Posicione o objeto a ser medido, de acordo com o tipo de medida a ser feito;
(B) Faça a leitura até a casa dos milímetros utilizando a escalamilimetrada, tomando como indicador o zero do nônio;
(C) Para obter a fração de milímetro, procure o primeiro traço da escala do nônio que coincida com um traço qualquer da escala milimetrada; A numeração correspondente a este traço será a fração desejada.

Para evitar danos ao instrumento, antes de efetuar qualquer medida, certifique-se que a trava encontra-se liberada, permitindo assim o movimentolivre das partes moveis do paquímetro.

O micrômetro

Em termos gerais um micrômetro, como o próprio nome diz, é um instrumento que permite efetuar medidas de até milésimos de milímetros. Os primeiros registros desta categoria de instrumento são do século 17 evoluindo para um instrumento manual por volta de 1848 devido principalmente aos esforços do Parisiense Jean Palmer. Tal tipo deinstrumento possui uma grande variedade de formas, cada qual adequada para um tipo especifico de aplicação. Um micrômetro manual típico é ilustrado na figura a seguir, sendo constituído basicamente por um “parafuso de transporte” com passo de 0.5 mm por volta. Isto significa que, a cada volta, o parafuso faz a ponta móvel avançar ou recuar uma distancia de 0.5 mm. Os micrometros mais populares, similaresao ilustrado abaixo, permitem leitura de até 0.01, mm, ou seja, possuem uma resolução de 0.01 mm, acrescentando assim uma casa decimal às leituras tipicamente obtidas a partir de um paquímetro.

Para se efetuar uma medida com um micrômetro devemos seguir os seguintes passos:

(A) Colocar o objeto a ser medido entre as faces da bigorna e da ponta móvel do instrumento;
(B) Girar o tambor atéque as faces encostem no objeto suavemente. Para isso, pode-se
utilizar a catraca que fornecerá a pressão adequada para a medida;
(C) Identificar o traço da
escala visível antes da borda do tambor que identifica, em divisões de 0.5 mm, os primeiros
algarismos da medida. Tal etapa fornecerá uma leitura direta em milímetros inteira ou
fracionaria de 0.5 mm;
(D) Identificar no tambor a fração...
tracking img