Papper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NEAD – Núcleo de Educação a Distância

Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89130-000 – Indaial/SC
Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – NEAD Inf.: 0800 6425000 Site: www.uniasselvi.com.br




PRÁTICA
(Tecnólogo/Bacharelado)

ESTRUTURA
DO PROJETO

NOME DO ALUNO














TÍTULO DO PROJETO

Nota indicando a natureza do trabalho, além do curso e instituição em que é apresentado.

Nome do Professor-Tutor Externo:










CIDADE
ANO
JOÃO DA SILVA














TÍTULO DO PROJETO

Projetoapresentado para integralização da Prática do Módulo ...... – Tecnologia/Bacharelado em ............................................ - Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Nome Professor-Tutor Externo:









INDAIAL
2008
SUMÁRIO

1. TEMA E PROBLEMA 01
2. JUSTIFICATIVA 02
3. OBJETIVOS 03
4. METODOLOGIA 04
5. CRONOGRAMA 05
6. REFERÊNCIAS 06








1. TEMA EPROBLEMA (o que vai ser trabalhado)

Aqui você deve enunciar com clareza o que pretende trabalhar, ou seja, o tema que quer desenvolver. Ao expor o tema, procure apresentar, de forma sucinta, suas leituras sobre o assunto a ser desenvolvido.

Lembre-se: este é o primeiro texto do projeto, portanto ele deve ser percebido como uma apresentação do mesmo. Além de abordar o tema a ser estudado, vocêdeve apresentar o problema relacionado ao assunto a ser estudado. O problema consiste em uma questão sobre o tema. Se o tema tem caráter amplo; o problema tem como objetivo reduzi-lo. Por isso, formular um problema é de tornar o tema mais específico.

O problema de uma pesquisa é algo a ser formulado pelo autor no início de seu processo. A partir de uma visão global do contexto, deve surgir aquestão a ser pesquisada. Ela deve ser identificada claramente, delimitada em relação aos aspectos ou elementos que serão abordados e deve apresentar a situação problema da pesquisa que não necessariamente será uma limitação. (SILVA,2008).
A palavra problema não significa uma dificuldade, um obstáculo real à ação ou à compreensão, mas sim o foco, o assunto, o tema específico delimitado e formuladopelo pesquisador para ser alvo de seu estudo e de sua prática. Pode ser uma oportunidade percebida pelo aluno sobre uma temática a ser pesquisada. Esse é um dos primeiros itens elaborados em uma pesquisa. (SILVA, 2006).
No início de sua pesquisa, você deve elaborar uma ou mais perguntas que se tornem seus questionamentos e que surjam a partir da identificação de uma situação problema. Você devefazer esta etapa do seu estudo na forma de uma pergunta (interrogativa) que norteará seu estudo e será respondida ao longo da pesquisa.
Muitas vezes, as pessoas pesquisam por necessidade ou simplesmente por curiosidade. Então, toda pesquisa começa com uma dúvida, teórica e/ou prática, que o pesquisador tenta entender e para a qual busca uma solução.
[...]O que mobiliza a menta humana sãoproblemas, ou seja, a busca de um maior entendimento de questões postas pelo real, ou ainda a busca de soluções para problemas nele existentes, tendo em vista a sua modificação para melhor. Para aí chegar, a pesquisa é um excelente meio. (LAVILLE; DIONNE, 1999, p. 85).

Exemplos:

Tema: Reconhecimento do mercado regional.
Problema: Quais os principais setores econômicos existentes na região? Quala contribuição do setor metal-mecânico para a economia local?

Tema: Técnicas aplicadas à administração da produção: o 5S (Housekeeping).
Problema: Como implantar o 5S na empresa “X”?



2. JUSTIFICATIVA – (Por que trabalhar esse tema no projeto)

A justificativa consiste na explicação das razões que sustentam a escolha do trabalho que você está propondo para as práticas. Essas razões...
tracking img