pappau

2814 palavras 12 páginas
DIVISÃO DE TERAPIA INTENSIVA
DEPARTAMENTO DE CIRURGIA E ANATOMIA
HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA INTENSIVA

1. Histórico

A Residência Médica em Medicina Intensiva e a denominação de Divisão de
Terapia Intensiva foram criadas em 1978. Atualmente, a Divisão de Terapia Intensiva do
Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRPUSP é centro formador da Associação de
Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e dispõe de 4 (quatro) vagas para R3 na especialidade, credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Dessa maneira, o papel dos Médicos-Residentes é importante para o desenvolvimento da referida Divisão. Por outro lado, do ponto de vista Institucional é imperioso que a formação desse profissional seja norteada no sentido da aptidão assistencial de alto nível.
Considerando-se que por tratar-se de Instituição de alta tradição acadêmica, a integração do Médico-Residente no seio da equipe é mandatória. Assim, o treinamento desse profissional deverá ser enfocado de modo prioritário, sob a supervisão contínua de pessoal mais experiente.
Assim sendo, desde o início de suas atividades, lhes serão atribuídas responsabilidades específicas imediatas (condutas, procedimentos práticos, participação nas escalas de plantão com os Médicos-Residentes de nível R-2 e R-1 das outras especialidades). Além disso, estes profissionais deverão permanecer, conforme rodízio a ser definido, nas UTIs (Campus e Unidade de Emergência) em tempo integral. Essas responsabilidades específicas serão, evidentemente, supervisionadas continuamente pelos Médicos Assistentes da Divisão, obedecendo-se naturalmente a estrutura hierárquica da Disciplina e das duas UTIs geral de adultos do Hospital das Clínicas de
Ribeirão Preto/SP.
A programação teórica e prática para os Médicos-Residentes abrangem visitas diárias, plantões, reuniões semanais para discussão de publicações de alto nível,

Relacionados