Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALIMENTAÇÃO PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED – 4301) – Nutrição, Higiene e Saúde
30/03/2010

RESUMO

Nas últimas décadas surgiram muitas discussões a respeito da importância de um viver saudável. O mundo científico tem despertado para a análise do comportamento do homem e seus hábitos alimentares sabendo que a humanidade sofre pelafalta de qualidade de vida. Há os que vivem muitos anos, porém, são anos de sofrimento causado por doenças diversas que poderiam ter sido evitadas através de sábias escolhas e mudança de hábitos. Hoje, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, obesidade,, entre outras, são responsáveis por 70 a 80% do índice de mortalidade nos países desenvolvidos.No Brasil, as doenças cardiovasculares ocupam o primeiro lugar na lista das doenças que levam morte. Neste contexto, a escola entra com uma grande parcela de responsabilidade, pois também precisa contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis, o que trará grandes benefícios para o desempenho escolar dos indivíduos.

Palavras chave: Alimentação; saúde; hábitos; escola; desempenhoescolar.


1 INTRODUÇÃO

O que consumimos como alimento provavelmente se baseia no que nossa família gosta de comer, no que os anunciantes promovem e também no que é a moda do momento. Porém, qual a relação existente entre nossa alimentação, saúde e bem estar físico e intelectual?

Esse trabalho visa levar-nos a realizar uma profunda reflexão sobre estas questões e a formação de hábitosalimentares para uma vida saudável, sabendo que nosso organismo se nutre daquilo que pode aproveitar dos alimentos que consumimos diariamente.

Também, busca apresentar a função social da escola ao tratar este tema transversal de suma importância para o desenvolvimento integral do educando.


2 NUTRIÇÃO

Escolher alimentos saudáveis e ingeri-los de forma mais natural possível, são condiçõesindispensáveis para garantir boa qualidade de vida, retardando o envelhecimento, impedindo e até combatendo enfermidades.

Na pirâmide alimentar, encontramos os grupos de alimentos que nos ajudam a ter e a conservar a saúde. O conhecimento dos grupos que representam estes alimentos é de suma importância, pois, não combinando os alimentos de forma correta, ocorrerá fermentação e má digestão,ocasionando indisposições, sonolência, dores de cabeça, canseiras e tantos outros sintomas.

É bem conhecido que os alimentos podem ser separados em: alimentos reguladores, alimentos construtores e alimentos energéticos.

Os alimentos reguladores controlam e auxiliam o metabolismo dos outros nutrientes e são constituídos pelas vitaminas e sais minerais.

Os alimentos energéticos representam ocombustível do organismo e são responsáveis pela produção de energia para todas as funções físicas: circulação, respiração, digestão, movimentação.

Os alimentos construtores são as proteínas, que contribuem para a formação e renovação dos tecidos e também para o perfeito crescimento.

Conhecendo a importância de cada grupo alimentar, o desafio está em utilizá-los de forma equilibrada, poisnos últimos anos, pesquisadores em nutrição provaram que a qualidade dos alimentos é mais importante que a quantidade ingerida, também comprovaram que as necessidades de proteína são menores do que se pensava e que o problema da nutrição dos países desenvolvidos é justamente o consumo excessivo de alimentos de origem animal, gordura e açúcar, e a falta de produtos vegetais.

Dr. Elias OliveiraLima, usa a seguinte ilustração para demonstrar como muitas vezes agimos impensadamente em relação ao “combustível” que ingerimos diariamente:

Alguém que adquirisse um carro novo e, sem querer tomar conhecimento das instruções de uso e manutenção, colocasse qualquer tipo de combustível com indiscriminada frequência e quantidade, e ainda tentasse resolver os problemas decorrentes com algo...
tracking img