Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LITERATURA POPULAR - FOLCLORE


Marizeti Galvani Schneider
ProfªAlvacirHammes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0086) – Estágio Anos Iniciais
08/12/12

RESUMO

A criança, ser social, está em constante relação com o mundo e nele ela nasce, cresce, descobre, aprende, ensina, recria, convive e multiplica. Comumente se fala muito de qualforma ensinar a criança, mas raramente pergunta-se como ela aprende. Neste sentido, é preciso considerar a criança como sujeito que age sobre a sua realidade, que pensa, que conhece. Portanto, se faz necessário conhecer a criança com quem trabalhamos, entendendo-a como ser social e histórico que apresenta diferenças de procedência sócio-econômico-cultural, familiar, racial, de gênero, de faixaetária, entre outras, que necessitam ser conhecidas, respeitadas e valorizadas nas Instituições Escolares.

Palavras-chave: Educação. Interdisciplinaridade. Literatura.

1 INTRODUÇÃO

Os primeiros contatos com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas, contadas na maioria das vezes pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. No processo da aquisição daleitura e da escrita, a literatura tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal, a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvem um mundo imaginário. Os livros que trazem a literatura devem estar sempre presentes na vida dessa criança. A boa literatura facilita o desenvolvimentoda inteligência, interação e é fonte de divertimento e prazer. A literaturainfantil pode, para muitos, parecer brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor nas séries iniciais.

Ao trazer a literatura para a sala de aula, o professor estabelece uma relação dialógica com o aluno, o livro, sua cultura e a própria realidade. Além de contar ou ler a história, ele cria condições emque a criança trabalhe com a história a partir de seu ponto de vista, trocando opiniões sobre ela, assumindo posições frente aos fatos narrados, defendendo atitudes e personagens, criando novas situações através das quais as próprias crianças vão construindo uma nova história. Uma história que retratará alguma vivência da criança, ou seja, sua própria história.

Possibilitando assim, avivência de emoções, o exercício da fantasia, da imaginação, participando de atividades em grupo com responsabilidade e colaboração, percebendo e respeitando diferentes pontos de vista nas situações de convívio, conhecendo a existência de outros grupos culturais além do seu, reconhecendo seu direito à existência e respeitando seus modos de vida e suas expressões culturais.

Deste modo, o presenteestágio, foi realizado na Escola Municipal de Educação Básica “Guilherme Rotermel”, situada na Rua: Niterói, Rodovia Immo Zerna, nº 2590, às margens do Rio Krauel, no Bairro Niterói, a três mil metros do centro do município de Presidente Getúlio – SC. A turma escolhida para a realização do estágio, foi a 4ª série do Ensino Fundamental do turno Matutino, que tem como professora regente Tatiana C. T.Stédile, formada em Pedagogia e Pós-graduada em Educação Infantil e Séries Iniciais. Mediante a escolha da turma, definiu-se o tema do projeto, neste caso, Literatura Popular, enfatizando o Folclore. Após a observação da turma, foi elaborado o Projeto de Intervenção, que foi aplicado durante uma semana (27/08/2012 à 31/08//2012).

2 LITERATURA E ENSINO: UM ENCAMINHAMENTO

Conhecer a Literatura, suafunção e sua importância como formadora do sujeito, é o primeiro passo para o mediador do processo ensino-aprendizagem – o professor. A partir desse entendimento, a inserção da Literatura no fazer pedagógico do professor e no seu planejamento é fundamental.

Para mediar o contato com a Literatura, o professor precisa ter se apropriado da função e das características exercidas pela mesma....
tracking img