Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS TECNOLOGIAS EM FAVOR DO DEFICIENTE AUDITIVO


Vera Lucia de Sousa Sinestri.
Profª Ana Cecília Demétrio
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED-0636) – Módulo I
26/10/2012.

RESUMO

Este paper irá apresentar algumas inovações tecnológicas que auxiliam o deficiente auditivo nos mais diversos meios, sejam eles de comunicação, alfabetizaçãoe também de interação com meio em que estão inseridos. A primeira e mais significativa foi o aparelho auditivo que possibilitou, em alguns casos, ao deficiente auditivo estabelecer um nível de audição e também de fala, mas essa definição se restringe a área da medicina. As demais tecnologias vêm facilitando à interação do surdo.

Palavras-chave: Tecnologias, Aparelho auditivo e mídiastecnológicas.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta algumas tecnologias que influenciam muito no processo de alfabetização e inclusão do deficiente auditivo, possibilitando assim um conhecimento especifico do que pode ser utilizado no ambiente escolar buscando um bom desempenho do deficiente auditivo no processo de ensino aprendizagem. Isso possibilita um conhecimento prévio do que nos será apresentadodurante o processo de formação profissional e também como fazer uso dos mesmos dentro das metodologias que futuramente serão aplicadas por nós dentro deste contexto.

O aparelho auditivo foi criado com a intenção de amplificar os sons, facilitando assim a audição daqueles que não a possuem. A princípio era algo rústico e teve que passar pelas mais variadas modificações para atender a realnecessidade dos deficientes auditivos. O mesmo foi criado a partir da invenção do telefone.

A partir daí, surgiram novas pesquisas a fim de facilitar a comunicação dos deficientes auditivos com os ouvintes. A língua brasileira de sinais serviu de base para o desenvolvimento de muitas tecnologias existentes hoje. A partir de sua implementação foi possível desenvolver meios de comunicação tantogestual como visual.
“Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis.
Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.”
(RADABAUGH, 1993 apud BERSCH, 2008, p. 2)

É preciso esclarecer que estes recursos não estão disponíveis a todos, devido ao alto custo dos mesmos, mas algumas inovações se fazem presentes em diversas mídias como: televisão,telefone, aparelhos celulares e computadores, sendo assim de comum acesso. Infelizmente, os recursos de algumas mídias não surtem o efeito desejado, pois algumas exigem que o deficiente auditivo seja alfabetizado.

2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente a sociedade em acesso a diversas tecnologias que favorecem o desenvolvimento, a alfabetização e a inclusão das pessoas com deficiência auditiva. O aparelhoauditivo foi uma das primeiras tecnologias criadas em beneficio dessas pessoas. Com o uso deste aparelho foi possível que alguns deficientes auditivos desenvolvessem um grau mínimo de audição e isso facilitou a vida deles em diversas áreas: educacionais, sociais, entre outras.

A evolução dos mesmos se deu a partir de muitos estudos e que auxiliaram ainda ao surgimento de muitas outras mídiastecnológicas existentes na atualidade. Esse processo foi se desenvolvendo de maneira a facilitar e auxiliar os deficientes auditivos na interação com os meios que os cercam.

Hoje existem muitas inovações tecnológicas que possibilitam a alfabetização e a interação com os recursos tecnológicos que antes eram possíveis apenas para as pessoas sem deficiências. Essas mídias vêem se reproduzindo muitorapidamente, facilitando assim a interação dos deficientes auditivos. Sejam eles alfabetizados ou não, através de softwares e recursos tecnológicos são capazes de traduzir a linguagem escrita para a língua brasileira de sinais.

“Sem dúvida as tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo, decomunicação áudiovisual, e estabelecer pontes novas entre o presencial e o...
tracking img