Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
SÍNDROMES

Cristina Beatriz Weschenfelder Dias
Professora Maria Aparecida Roxo Rodrigues
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Letras e Respectivas Literaturas – LED0153 – Prática Módulo 2
04/12/2012

RESUMO
Nos últimos anos, a inclusão escolar vem ganhando destaque nos debates sobre a educação. Em 1990, em Jomtiem, a Organização das Nações Unidas eoutros órgãos internacionais iniciaram as discussões sobre os marginalizados na educação, ou seja, as pessoas com necessidades educacionais especiais que estavam fora do plano nacional de educação. Porém, só a partir de 1994, em Salamanca, na Conferência Mundial Sobre Necessidades Educacionais Especiais, ficou definida a necessidade de incluir a “educação especial” dentro da escola regular, afim deque a inclusão ocorresse de fato. Dentro deste quadro de necessidades especiais encontramos os alunos portadores de síndromes. E, sendo a Síndrome de Down um dos mais conhecidos distúrbios genéticos terá ênfase neste trabalho, através da descrição das características físicas e intelectuais, dos direitos do cidadão portador desta síndrome à educação na classe regular, além da relevante importância doprofessor como mediador na integração deste aluno com a classe e no desenvolvimento de suas potencialidades.

Palavras-Chave: Inclusão. Igualdade. Superação.

1 INTRODUÇÃO
A educação é um direito constitucional da pessoa portadora de deficiência, contudo a inclusão de alunos com necessidades especiais na escola regular ainda é um grande desafio em nosso país. E, em casos de criançasportadoras de síndromes mais ainda, principalmente devido ao preconceito.

As crianças portadoras de doenças causadas por alterações cromossômicas ou genéticas são vistas como se algo contagioso tivesse. Esta é a primeira barreira que enfrentam no contato com os colegas, consequência da falta de conhecimento de todos.
Para que este aluno seja socializado na escola, primeiro passo para a inclusão, sefaz necessário a quebra desta barreira, através do entendimento de que o colega especial apenas é diferente fisicamente ou intelectualmente, mas respeitadas as individualidades tem a capacidade de aprendizado como qualquer outro aluno.
Neste momento, se faz necessária a presença de um professor preparado e qualificado capaz de desenvolver esta integração, fazendo valer o direito destealuno/cidadão de participar da classe regular. E para tanto, é indispensável o conhecimento da existência destas síndromes e quais suas peculiaridades, visando compreender o universo deste aluno.
A consciência do professor a respeito das limitações do aluno é o ponto de partida para o desenvolvimento das suas potencialidades, pois nos dias de hoje, dentro da proposta da inclusão da escola para todos, énecessário que se mude o sistema e não que a criança mude pra se adaptar as regras rígidas e antiquadas do ensino.

2 SÍNDROME
Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam uma doença, podem ser uma alteração cromossômica ou genética com características específicas.

3 SÍNDROMES MAIS COMUNS NOS CASOS DE INCLUSÃO DA ESCOLA REGULAR
Existem muitas síndromes conhecidas,algumas apresentam maiores problemas físicos, mas a maioria caracteriza-se pelas deficiências cognitivas e intelectuais. Cada uma tem suas peculiaridades dependendo do tipo e intensidade da alteração genética ou cromossômica ocorrida.
Citaremos as síndromes mais conhecidas e algumas de suas principais características e trataremos em separado da Síndrome de Down, por ser a maisfrequente e comum conhecida de todos por suas características físicas marcantes.
As síndromes consideradas mais comuns no caso de inclusão da escola regular são:
1) Síndrome de Turner: causada por alteração cromossômica. Afeta apenas indivíduos do sexo feminino. Ausência de um dos cromossomos X na mulher. 45X/46XX.
2) Síndrome de Klinefelter: também é uma alteração do cromossomo...
tracking img