Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Juarez Machado Artista Catarinense



Acadêmico

Lourdes Bianchini De Córdova
Profª. Tutora Externa Msc.: Eledir Regina Zanatta
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Artes Visuais (ART 0043) – Prática do Módulo 4
25/11/2011



RESUMO


Este trabalho acadêmico tem por objetivo discorrer sobre a vida e a obra do Artista Plástico Catarinense Juarez Machado. Esteartigo destina-se à apresentação do artista à turma de Artes Visuais da UNIASSELVI, sendo que a pesquisa e coleta de dados foram realizadas apenas via Internet por esta conter recursos suficientes para sua realização, devendo a isto o fato de o artista ser reconhecido internacionalmente aliado a uma vida social intensa. Com isto, contamos com artigos, entrevistas, reportagens, colunas sociais,blogs, enfim, um vasto campo de informações que permitiu a realização deste trabalho sem correr o risco de passar ao leitor dados incorretos.

Palavras-chave: Artista Plástico Catarinense.



1 INTRODUÇÃO


Juarez Machado, artista catarinense reconhecido internacionalmente é um homem que vive como quer e como gosta. Inegavelmente seu talento o levou ao topo do mundo, suas obras possuemum grande valor comercial, vive delas, das exposições que realiza em vários países, também no Brasil do qual lembra sempre, embora jamais pense em retornar. Mora na França, Paris, no Bairro de Montmartre.
Apresentar à comunidade acadêmica a vida de Juarez Machado, percorrer os caminhos por ele trilhados para conseguir o que todos os homens desejam: viver daquilo que se gosta de fazer,levar o leitor a admirar suas obras, mostrar a variedade de estilo que compõe seu acervo e desvendar sua arte que faz com que seus trabalhos sejam requisitados por anunciantes, empresários de teatros, cinemas, televisão, enfim, apresentar o mundo deste artista de uma linguagem única é o objetivo deste trabalho que, certamente há de encantar o todo aquele que tiver acesso a este artigo.
Paramelhor compreensão, o texto está dividido em etapas, iniciando por Joinville onde nasceu, Curitiba, onde iniciou seus estudos acadêmicos, Rio de Janeiro, cidade que lhe forneceu a base para seu sucesso, e Paris onde finalmente se estabeleceu e vive até os dias de hoje.



2 DESENVOLVIMENTO


2.1 Juarez Machado de Joinville a Curitiba

No dia 16 de março de 1941, na cidade de Joinville(SC), nasce Juarez Machado, o filho mais ilustre daquela cidade de colônia alemã. Com 14 anos já apresentava traços do futuro artista trabalhando como desenhista numa gráfica da cidade, fazia cartazes para uma empresa do ramo farmacêutico, seu trabalho chamava a atenção pela firmeza dos traços e o uso das cores.
Aos 18 anos iniciou seus estudos acadêmicos em Curitiba, na Escola de Música eBelas Artes do Paraná, freqüentando o curso por cinco anos. Em Curitiba, realiza sua primeira exposição, tendo como tema “Bicicletas”, transporte que era muito utilizado pelos moradores de sua terra natal, Joinville, pelo fato de suas ruas serem planas e favorecerem este tipo de veículo. Este tema encontra-se presente em muitas de suas obras.


[pic]Figura 01 “Cyclistes et Mer Houleuse” 97 x 130 – 1992


2.2 De Curitiba ao Rio de Janeiro

Em 1965 mudou-se para o Rio de Janeiro, lá trabalhou com grandes arquitetos: Sergio Rodrigues Oscar Niemayer, Lúcio Costa Sergio Bernardes, Juarez fazia as perspectivas para eles, em três anos fez mais de cinco mil.
Trabalhou na Rede Globo como cenógrafo para programasde humor e para o ”Fantástico”, onde também atuou como mímico.
No Rio, mistura-se aos cartunistas Millôr Fernandes, Jaguar, Ziraldo, Henfil, Fortuna e assim surge o Jornal “O Pasquim”, conhecido até os dias de hoje pelas críticas não veladas à ditadura militar.
Juarez Machado trabalhou com os grandes gênios da comunicação: O primeiro foi Assis Chateubriand, o segundo Adolfo Bloch da...
tracking img