Paper

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO E APRENDIZADO DE LIBRAS - Dificuldades e Desafios








Noenia Dias da Silva Vidal

Professora – Tutora externa Rosângela Glória Pereira de Sousa


Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (373) – Prática do módulo I

07/07/11


RESUMO



Este estudo tem por objetivo comprovar que é impossível que uma pessoa surda muda, aprenda sem oacompanhamento de um profissional na área. Adotamos então, o método qualitativo com a aplicação de questionário para professores, analisando seu desempenho e comportamento ao ministrar suas aulas. Ao fazê-los verifica-se que o corpo docente não possui uma capacitação ampla sobre um acumulo de métodos de ensino capazes de ensinar crianças com essa deficiência. Observamos que a maior dificuldade está entreos alunos e professores no que diz respeito à forma de comunicação, confirmando que o aluno não possui condições adequada para o seu aprendizado. Mesmo enfrentando obstáculos os alunos surdos mudos, juntamente com os normais, conseguem aprender. Levando isto em conta imaginamos que se houvesse respeito e suporte pedagógicos para esta classe de discentes o aproveitamento seria muito maior.Palavras-chave: Comunicação. Conhecimento. Ouvinte. Surdo.




1 INTRODUÇÃO

Durante os dois primeiros anos de vida da criança ocorrem as conquistas motoras ou de linguagem mais marcantes, o sentar, o engatinhar, o andar os primeiros dentes, as primeiras palavras. A expectativa criada em torno destes acontecimentos gera certa ansiedade nos pais. É a fase em que os avós, os parentes eamigos começam a fazer perguntas e comparar o desenvolvimento da criança com sinais de surdez com outras crianças. É importante que os profissionais possam esclarecer e tranquilizar a família no sentido de respeitar o ritmo de desenvolvimento individual. Crianças com surdez podem andar, falar e realizar inúmeras atividades, bastando que tenham chances para isto; em geral, os pais respondem comalegria e interesse aos movimentos, balbucios dos bebês, transmitindo-lhes carinho, amor e segurança. É importante que a criança como surda e muda receba estimulação para se desenvolver desde o nascimento. A família deve ser orientada sobre como proceder em casa dentro da rotina familiar.
Nesta fase inicial, quando o choque da notícia sobre a surdez ainda está recente, os profissionais queassistem à família devem saber que muitas vezes é ela quem necessita de ajuda, mais do que a própria criança. Portanto, é sempre bom ter o cuidado de solicitar aos pais que eles realmente tenham condições práticas e emocionais para cumprir alguns aspectos do desenvolvimento que merecem atenção especial neste período.
A família passa então a agir normalmente com a criança surda,comunicando-se com ela o tempo todo, como uma mãe faz com seu bebê. Usa palavras simples, familiares, do cotidiano; faz uso também de frases curtas, simples e completas; solicita à criança respostas às suas pergunta e a estimula a emitir qualquer som, pedaço de palavras (sílaba tônica) como resposta às suas perguntas; dão as mesmas ordens, no dia a dia, ajudando a criança a escutar, parabenizando-a quandotentar emitir palavras novas, estimulando a utilizar o desenho como meio de expressão, e utilizando a língua de sinais. Os pais, ajudados também pelos professores, devem educar a criança para que tenha um comportamento socialmente adequado e o mais normal possível.
Levando-se em conta todos os aspectos abordados acima, esta presente pesquisa tem como objetivo ressaltar e trazer à tona problemasrelacionados ao aprendizado de LIBRAS para surdos considerando que o mundo de hoje, que é considerado globalizado e desenvolvido, não tem, pelo menos no Brasil, um incentivo que desenvolva também o ensino-aprendizado de LIBRAS com a mesma intensidade com que a tecnologia avança. Percebe-se que pouco tem se apoiado para a efetivação e legitimação da inclusão total dos surdos na sociedade....
tracking img