Paper vida urbana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1768 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VIDA URBANA:
DIVERSIDADE, VIOLÊNCIA, HABITAÇÃO E TRÂNSITO.

Djoni Carlos Longen
Prof.ª Sandra Regina Sebold Schlichting
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Ciências contábeis (ADG0201) – Prática do Módulo II 03/12/2012

RESUMO
Atualmente, a dimensão urbana é reconhecida como fundamentalpara a compreensão dos
padrões de desenvolvimento socioeconômico, desempenhando um papel igualmente
importante na compreensão dos níveis de qualidade de vida e das condições gerais de
sustentabilidade do ambiente. A diversidade social no mundo gera muita descriminação, racismo e preconceito sexual também. A violência esta cada vez mais forte nas grandes cidades, o trafica de drogas e acorrupção é um problema sério a ser resolvido. O trânsito pode ser definido como sendo os modos de circulação e os padrões de deslocamento do ser humano em função da sua necessidade perante a sociedade. Este é um fenômeno social que envolve interações e conflitos entre as pessoas cujo palco são as vias públicas. Estes modos de circulação e padrões de deslocamento afetam a vida das pessoas assim como aação das pessoas os afeta, também. Congestionamentos frequentemente em grandes cidades é um problema desafiador.

Palavras-chaves: Sociedade, Cidade, Diversidade ,Preconceito ,Violência, Trânsito Conflitos, .
1 INTRODUÇÃO
Atualmente são quase 80% das pessoas, que vivem em cidades ,aqui no Brasil. São brasileiros em busca de melhores empregos e condições de vida. Mas tudo tem o seupreço e viver na cidade, sobretudo nas cidades grandes, significa enfrentar a poluição, os congestionamentos do trânsito, a falta de saneamento e segurança. Enfim, coisas da vida urbana. O que as grandes cidades oferecem em oportunidades, acabam por tirar em qualidade de vida. No mundo inteiro as cidades têm problemas. Maiores ou menores, conforme as pessoas que nelas vivem se mobilizam pararesolve-los. E a qualidade de vida de quem mora nessas cidades melhora à medida que governo e sociedade buscam juntos as soluções.


2 DIVERSIDADE
A definição de diversidade pode ser entendida como o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social. Este conceito está intimamente ligado aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes modos depercepção e abordagem, heterogeneidade e variedade.
.Contudo a tendência a tomar a diferença como uma inadequação dos valores estabelecidos por um grupo social ou cultura tendem a gerar uma série comportamentos que são prejudiciais no desenvolvimento e relacionamento entre os indivíduos: o preconceito, a discriminação e a intolerância. Estes comportamentos ainda são encontrados continuamente nasociedade como um reflexo mais profundo da violência e da exclusão social.
2.1 DISCRIMINAÇAO SOCIAL
O racismo e a discriminação a qualquer título são abomináveis aos olhos daqueles que vivem a verdadeira humanidade e que tratam aos outros com igualdade, respeito e amor independente da cor, da raça, do sexo, da idade, da profissão, etc...
A discriminação ocorre com maiorfrequência contra a raça negra e mais precisamente em relação aos negros pobres, se agravando contra as mulheres, crianças e idosos negros e pobres. Embora haja na nossa legislação diversas fontes e recursos de combate contra a discriminação e o racismo para que haja eficácia nessa batalha, é necessário a existência de uma consciência . Faz-se mister que aqueles que são discriminados estejam conscientesda discriminação sofrida e reajam de forma inequívoca contra seus discriminadores, inclusive denunciando-os à justiça.
Ocorre que, as discriminações existem e são reais e devem ser encaradas como fatos concretos que precisam ser combatidos e resolvidos, não bastando a mera maquiagem da realidade que por si só é discriminatória e corrobora para o crescimento do preconceito, do...
tracking img