Paper uniasselvi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERÍCIA CONTÁBIL

Silvane da Silva Nascimento
Prof. Adriano Cauduro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Contábeis (CTB 0053) – Prática do Módulo I
23/11/2011

RESUMOA Perícia Contábil é realizada pelo profissional de contabilidade. É na realidade, uma das atividades exercidas pelo contador de mais alta relevância e que exige muito conhecimento, não só daprópria contabilidade, como também de outras ciências afins, além de uma atitude ética irrepreensível. O contador, quando no exercício da função de perito tem a obrigação de evidenciar todos os esforçospossíveis em busca da veracidade dos fatos, transcrevendo no Laudo Pericial os resultados que obteve do exame realizado, procurando agir sempre com o máximo de independência e absoluta ética. A períciacontábil é uma atividade ou função que nunca pode ser encarada como profissão e sim como uma atividade da área contábil.

Palavras-chave: Papéis de Perícia, Contabilidade, Perito.


1INTRODUÇÃO

De acordo com o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda (1987:428) perícia significa: “qualidade de perito; habilidade, destreza. Vistoria e exame de caráter técnico e especializado;ação do Perito que faz esta vistoria”. Esta assertiva, no entanto, não conceitua a perícia na amplitude de seu significado.
Para Alberto (1996:17) Perícia é conhecimento e experiência dascoisas. A função pericial é, portanto, aquela pela qual uma pessoa conhecedora e experimentada em certas matérias e assuntos examina as coisas e os fatos, reportando sua autenticidade e opinando sobreas causas, essência e efeitos da matéria examinada.

2 TIPOS DE PERÍCIA

Muitos são os casos de ações judiciais para os quais se requer a Perícia Contábil.
Como forçade prova, alicerçada em outros elementos que provam, como a escrita contábil, os documentos, entre outros, a perícia é específica.
São elas as vezes decisivas nos julgamentos. Onde...
tracking img