Paper Uniaselvi

2241 palavras 9 páginas
ÉTICA E MORAL NA POLÍTICA BRASILEIRA

Coloque seu nome aqui
Prof. Émerson Vicente De Oliveira Paim
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado/Ciências Contábeis (CTB 0139) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
30/04/2013

RESUMO
A moral define o que é certo ou errado, justo e injusto, lícito ou ilícito, permitido e proibido. Determina ações e atitudes que devem ser adotas pelas pessoas. Ética é o modo de ser, a forma como a pessoa organiza sua própria vida na sociedade. Nós seres humanos devemos estabelecer uma relação entre ética e moral, pois, acima de tudo, temos a obrigação de refletir um pouco sobre a maneira como a ética vem pautando a política atual e que, por isso, aparece cada vez mais na mídia, dando-nos a impressão de que toda a sociedade domina seu conceito.

Palavras-Chave: Política. Corrupção. Consciência humana.

1 INTRODUÇÃO
No mundo em que vivemos os políticos estão sempre competindo e, muitas vezes para alcançar seus objetivos, alguns tomam atitudes antiéticas: trapaças, mentiras, corrupção, sem se preocuparem com as consequências. A falta de ética cresce a cada dia. Suas atitudes são antéticas, mas moral.

2 ÉTICA E MORAL NA POLÍTICA BRASILEIRA
Todo o ser humano usa uma consciência moral. Está constantemente avaliando e julgando suas ações, seu comportamento, para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. Ética nada mais é do que a reflexão de suas ações diante de situação para identificar o que é certo ou errado. A moral é a ação sobre essa reflexão, sendo um conjunto de regras, princípios e valores. Sabendo disso, nos perguntamos como funciona a ética e a moral na política brasileira?

Podemos dizer que a MORAL nos persegue desde a base de nossa criação.
CHARGE 1 – ÉTICA X MORAL NO BRASIL

FONTE: Disponível em: . Acesso em: 30 abril 2013.
No Brasil é nítido e é demonstrado que na política quase tudo é feito contrariando normas morais e princípios éticos. Um candidato não usa a

Relacionados

  • diretrizes curriculares
    31131 palavras | 125 páginas
  • Tdah na escola: visão psicopedagógica e interventiva
    6832 palavras | 28 páginas