Paper sobre nr 33

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NR 33 - SEGURANÇA E SAÚDE NOS TRABALHOS EM ESPAÇOS CONFINADOS

Wesley Miranda de Souza
Guidoval Pantoja Girard
Centro Universitário Leonardo da Vince – UNIASSELVI
Tecnologia em Segurança do Trabalho (SEG0023) – Segurança no Trabalho
17/05/2011

RESUMO

A norma regulamentadora do ministério do trabalho (NR-33) entrou em vigor dia vinte e dois (22) de dezembro de dois mil e seis (2006),sob a portaria nº 202 e publicada pelo Diário Oficial da União dia vinte e sete (27) de dezembro de dois mil e seis (2006), relativa á Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados. Essa norma dispõe do conceito, que dá ênfase exclusivamente nas determinações impostas para que toda forma de trabalhos em espaços confinados sejam realizadas com segurança, tal norma estabelece as diretrizes paraa promoção da segurança e saúde nos espaços não projetados para ocupação humana contínua, com limitações de ventilação, remoção de contaminantes e de entrada e saída de pessoas impõe ainda a adoção de medidas técnicas e administrativas para limitar o acesso de trabalhadores, criarem procedimentos de resgate e monitorar o ambiente e a saúde individual dos trabalhadores, indicando tanto direitoquanto deveres a serem cumpridos tanto pelos empregados quanto pelos empregadores.

Palavras-chaves: Normas regulamentadoras. Segurança no Trabalho. Espaço Confinado.

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho pretende familiarizá-lo no que diz respeito à norma regulamentadora do ministério do trabalho, (NR-33), referente aos espaços confinados.
Tal trabalho objetiva-se em apresentar informaçõesrelacionadas aos trabalhos em espaços confinados, no qual, apresenta sua definição, objetivo, riscos e perigos nos espaços confinados, os riscos mais comuns, tipos de riscos, as medidas utilizadas para o controle dos riscos e as responsabilidades cabíveis tanto aos empregadores quanto aos empregados.
Essa norma regulamentadora é tida a fins de manter a segurança a saúde e a integridade física dostrabalhadores que atuam diretamente ou indiretamente em espaços confinados.
2 NR 33 – ESPAÇOS CONFINADOS
2.1 OBJETIVO

Essa norma regulamentadora (NR 33) estabelece requisitos mínimos para identificação dos espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ouindiretamente nestes espaços.

2.2 DEFINIÇÃO

Espaço confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, possui meios limitados de entrada e saída, a ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.
São exemplos de espaços confinados: tanques, reatores, dutos, galerias, caixas deinspeção, poços, silos, tanques fixos, vasos, tanques para transportes, diques, armazém de estocagem, caixas subterrâneas e etc.
São encontrados espaços confinados em diversas áreas de trabalho, tais como: Indústria de Papel e Celulose; indústria Gráfica; Indústria Alimentícia; Indústria da Borracha, do Couro e Têxtil; Indústria Naval e Operações Marítimas; Indústrias Químicas e Petroquímicas; Serviçosde Gás; Serviços de Águas e Esgoto; Serviços de Eletricidade; Serviços de Telefonia; Construção Civil; Beneficiamento de Minérios; Siderúrgicas e Metalúrgicas; Agricultura; Agro-Indústria; Obras da Construção Civil; Manutenção, Reparos, Limpeza ou Inspeção de Equipamentos ou Reservatórios; Operações de Salvamento e Resgate, e etc.

2.2.1 CLASSIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS CONFINADOS

Espaços Classe A– são aqueles que apresentam situações que são IPVS (Imediatamente Perigoso à Vida e à Saúde). Incluem os espaços que têm deficiência em O2 (oxigênio) ou contêm explosivos, inflamáveis ou atmosferas tóxicas.
Caracteriza-se por ser imediatamente perigoso para a vida; requer procedimentos de resgate com mais de um indivíduo completamente equipado com equipamento de ar mandado; manutenção de...
tracking img