Paper sobre epi e epc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2308 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO
Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Técnologo/Segurança no Trabalho - (SEG 0077)- Uso do EPI e EPC 00/00/2011

RESUMO

Segurança no Trabalho é um conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho, quer instruindo ou convencionando pessoasna implantação de práticas preventivas. Para isso é usado Equipamentos de Proteção Individual ou Coletivo. Conforme Norma regulamentadora Nº.6 Equipamentos de Proteção Individual- EPI é todo o dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado destinado a proteção de riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.E Equipamentos de Proteção Coletivo - EPC é todo dispositivo,sistema ou meio, fixo ou móvel de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores usuários e terceiros.

Palavras-chave: Segurança; Proteção; Trabalho.

1 SEGURANÇA NO TRABALHO É o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho quer instruindo ouconvencionando pessoas na implantação de práticas preventivas. Neste trabalho apresentamos Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo para a prevenção de riscos nas atividades realizadas pelo trabalhador, mas antes vamos conhecer o conceito das principais causas como: Acidente de trabalho, Doenças Ocupacionais e Profissionais e Doença do Trabalho. Acidente de trabalho é o que ocorre peloexercício do trabalho, a serviço da empresa,

provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte ou perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Doenças Ocupacionais e Profissionais é a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego eo da Previdência Social. E Doença do Trabalho é a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente. O uso de Equipamentos de Proteção no trabalho é uma exigência da legislação trabalhista brasileira através de suas Normas Regulamentadoras. O não cumprimento poderá acarretar em ações de responsabilidade Cível e Penal, alémde multas aos infratores.

2 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) Conforme Norma regulamentadora nº. 6 , Equipamentos de Proteção Individual- EPI é todo o dispositivo de uso individual utilizado pelo empregado destinado à proteção de riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. 2.1 QUANTO AO EPI CABE AO EMPREGADOR:
● ● ●

Adquirir o EPI adequado ao risco de cadaatividade; Exigir o seu uso; Oferecer ao empregado somente EPI’s aprovados pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

● ● ●

Orientar e capacitar o empregado quanto ao uso adequado acondicionamento e conservação; Substituir imediatamente quando, danificado ou extraviado ; Comunicar o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) qualquer irregularidade observada. 2.2QUANTO AO EPI CABE AO EMPREGADO:

● ● ● ● ●

Utilizar apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pelo acondicionamento e conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para o uso; Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.

3 TIPOS DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃOINDIVIDUAL E SUAS FINALIDADES

3.1 PROTEÇÃO DA CABEÇA

3.1.1 Capacete de proteção tipo aba frontal (jóquei) e capacete de proteção tipo aba total Utilizado para proteção da cabeça do empregado contra agentes metereológicos (trabalho a céu aberto) e trabalho em local confinado, impactos provenientes de queda ou projeção de objetos ou queimaduras, choque elétrico e irradiação solar. 3.1.2 Capacete de...
tracking img