Paper sobre cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CIDADANIA


CIDADÃOS X DIREITOS E DEVERES









RESUMO



No passado, na Grécia Antiga já existia o termo cidadania, que esteve em constantes mudanças desde o seu surgimento. Ser cidadão, é ter direitos e deveres, é saber o que pode ou não ser feito perante a sociedade e as Leis. È buscar seu aprimoramento pessoal, para uma melhor convivência social. Cidadãos são consumidoresque buscam também o respeito dos profissionais do marketing diante de um produto a ser comercializado.


Palavras-chave: Cidadania; Marketing; Direito;


1 INTRODUÇÃO


O termo cidadania está presente ao longo da história, desde o século V quando surgiu, até os dias atuais. Houve muitas mudanças no conceito e definição da mesma, onde no início somente era considerado cidadão, ohomem de maior idade e que possuía terras, hoje todo ser humano é cidadão e tem seus direitos. A pesquisa tem como objetivo principal, fazer o levantamento dos dados e da história da cidadania. Com o seu surgimento, o que realmente é cidadania e como podemos relacionar a cidadania com marketing.


Desenvolver e argumentar o que será apresentado, para ter um maior conhecimento sobre esseassunto tão importante na vida social e pessoal de nós seres humanos. Muitas pessoas tem conceitos diferente sobre a cidadania, o objetivo do trabalho é mostrar desde o seu surgimento, até os dias atuais. A cidadania no Brasil é uma questão a ser levada com muita cautela, pois, a sua história já vem de muito tempo atrás, sendo assim, ela pode se encontrar em constante mudanças, mas serátotalmente diferente do conceito histórico.


A cidadania é além de umas das áreas de estudo da Filosofia um dos conceitos mais antigos referentes à sociedade, segundo o caderno de estudos de Filosofia da Uniasselvi, a expressão cidadania é um termo que nos remete à vida em sociedade. E no decorrer do trabalho, pode-ser verificar claramente que cidadania, não é muito mais do que direitos decidadãos.


2 O QUE É CIDADANIA?


Podemos entender a cidadania como uma expressão de direitos e deveres das pessoas que vivem em sociedade. Herbert de Souza e Carla Rodrigues citam em seu livro que:


O cidadão é o indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo o que acontece no mundo, sejano meu país na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com um sentimento ético forte e consciência da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação. (SOUZA; RODRIGUES, 1994, p.22).


Pode-se dizer então que cidadania é a participação do seres humanos em busca debenefícios sociais e igualdade. Praticar cidadania é ter direitos civis, políticos e sociais, estando sujeito a deveres que lhe são impostos.


Expõe a igualdade de todos perante a lei, numa sociedade organizada. Porém, existem exceções, ou seja, há muitas pessoas descriminadas e desrespeitadas, pessoas que deveriam pagar na justiça por seus erros e são absolvidas.


3 SURGIMENTO DACIDADANIA

A história da cidadania remete-nos uma visão totalmente distorcida da que conhecemos hoje. Os direitos não eram valorizados, tampouco divulgados para a sociedade. Segundo o site Advogado o autor Marcos Silva de Santana (2012) afirma que:


Na Grécia de Platão e Aristóteles, eram considerados cidadãos todos aqueles que estivessem em condições de opinar sobre osrumos da sociedade. Entre tais condições, estava a de que fosse um homem totalmente livre, isto é, não tivesse a necessidade de trabalhar para sobreviver, uma vez que o envolvimento nos negócios públicos exigia dedicação integral. Portanto, era pequeno o número de cidadãos, que excluíam além dos homens ocupados (comerciantes, artesãos), as mulheres, os escravos e os estrangeiros. Praticamente...
tracking img