Paper rh x gp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECURSOS HUMANOS X GESTÃO DE PESSOAS

Cássia¹

RESUMO

Este paper visa apresentar as principais diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, bem como as características que o gestor precisa ter para o trabalho dentro de uma organização, necessitando ser acima de tudo um gestor de pessoas que exige algumas competências, dentre elas: capacidade estratégica, conhecimento, sensocrítico, visão global, determinação, ética, liderança de pessoas e processos, orientação para resultados, flexibilidade e sensibilidade.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Capacidade Estratégica, Liderança de Pessoas.


1 INTRODUÇÃO

Atualmente, dentro de uma organização, os empregados são chamados de colaboradores e os chefes de gestores. Isso é devido a evolução da áreade Recursos Humanos, que deixou de ser um simples departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás, o referido departamento era visto de forma mecanicista, ou seja, ao empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.
Mediante o cenário atual pode-se afirmar que gerirpessoas não é meramente controlar pessoal, definir tarefas e cobrar obediência, gerir pessoas é uma visão menos sistemática de discutir as diferenças entre as técnicas tradicionais e modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento. A gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, para que assim, motivados, estes produzam mais e melhor diferentemente dosetor de Recursos Humanos que visava a técnica e o mecanicismo do profissional, ou seja, tudo muito impessoal, sem preocupação com a satisfação e motivação do funcionário, o que não impulsiona o mesmo, fazendo com que ele se acomode e não progrida por falta de incentivos, tanto remuneráveis quanto de cunho de reconhecimento e status.
2 A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Osconceitos originários da Teoria Geral dos Sistemas à gestão de pessoal possibilitou o surgimento da Administração de recursos Humanos, que de acordo com Gil (1994), foi na década de 60 que iniciou-se a falar e utilizar a expressão Administração de Recursos Humanos, substituindo as anteriores como Administração de Pessoal e Relações Industriais.
Atualmente, grande parte das empresas brasileirasde grande e médio porte mantém departamentos de recursos humanos, porém a adoção dessa denominação parece estar relacionada ao interesse de apresentar uma característica de modernidade.
A Teoria Geral dos Sistemas surgiu com estudos de Ludwig Von Bertalanffy (1901-1972), um biólogo de origem alemã. Ele aferiu que determinados princípios de algumas ciências poderiam ser aplicados a outras,desde que seus objetos pudessem ser entendidos como sistemas, fossem eles físicos, químicos, sociais, psicológicos, etc. Isto fez com que ciências tidas como completamente estranhas entre si, em virtude se suas especializações passassem a ser vistas sob uma ótica integradora. Por outro lado, alguns cientistas passaram a desenvolver uma Teoria Geral dos Sistemas que evidenciasse as semelhanças entreas ciências. Essa preocupação se iniciou no âmbito da Física e da Biologia, passando para as Ciências Sociais, notadamente para a Administração.
O conceito de sistema já era amplamente utilizado nas ciências físicas e biológicas. Tanto é que em Astronomia há muito se fala em sistemas planetários. Na biologia já é clássica a identificação dos sistemas ósseo, nervoso, circulatório etc.A partir da década de 50, o conceito passou a ser utilizado também nas Ciências Sociais. Assim, na Sociologia, vários teóricos passaram a enfatizar o estudo dos sistemas sociais. Todavia, parece ser a Administração a ciência social para a qual mais contribuiu a Teoria Geral dos Sistemas. A ponto de tornar-se comum a classificação das atividades administrativas em sistemas: de produção, de...
tracking img